Boas praticas para fazer promoções online de sucesso

Boas praticas para fazer promoções online de sucesso

Fundamentais para incentivar os visitantes a se tornarem clientes leais e fidelizados, as promoções online podem resultar em excelentes dividendos para o seu negócio.

Quando oferecidas ao seu público em potencial e da forma correta, o aumento das vendas é dado como uma certeza. O problema, no entanto, é justamente esse: como oferecê-las corretamente?

Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, para apresentar as etapas e as boas práticas para fazer promoções online de sucesso. Se deseja conquistar novos clientes e torná-los fiéis à sua marca, não perca essa leitura em hipótese alguma. Aproveite!

Etapas de uma ação promocional

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o êxito das promoções online vai depender das seguintes etapas:

  • planejamento (momento em que os objetivos da promoção devem ser estabelecidos, o período pelo qual ela ficará no ar, valores etc);
  • segmentação (passo que deve definir o destino das ofertas de acordo com as diferentes características/interesses dos clientes);
  • avaliação (fase que consiste na identificação do que deu certo ou não).

Práticas que devem estar envolvidas nas promoções online

Vistas as etapas, vamos às práticas, que se resumem ao que deve se ter, pensar ou fazer durante o planejamento de ações promocionais.

Ter um objetivo

A princípio, as promoções online precisam ter uma meta de vendas clara e realista, um objetivo bem definido. É importante especificar os números e valores.

Definir o público-alvo

Ao realizar uma oferta de tênis de corrida masculino, por exemplo, a loja virtual deve direcionar as suas chamadas para quem consome esses produtos. Entenda que o público-alvo geralmente é reduzido: tentar englobar todos os consumidores reduzirá a eficiência da ação.

Gerar valor

As promoções online só conseguirão ser eficazes quando gerarem algum tipo de valor para os clientes. Nesse sentido, oferecer algo que não está disponível todos os dias pode ajudar, incluindo os tradicionais descontos e o frete grátis.

Ser estratégico

Para ampliar as suas chances de sucesso, o recomendando é pensar de modo estratégico, utilizando técnicas de:

  • cross-selling (tática que oferta produtos complementares ao que o cliente decidiu comprar ou está olhando);
  • upselling (artifício de vendas que visa aumentar o ticket-médio, oferecendo descontos atrativos para a compra de mercadorias agregadas).

Tipos de ações promocionais

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de citar alguns dos tipos de ações promocionais mais aplicados na internet, que incluem:

  • descontos por quantidade;
  • promoções cumulativas;
  • pontos como recompensa;
  • frete gratuito;
  • leve 3 pague 2 e variações;
  • desconto na primeira (ou na segunda) compra.

Por fim, cabe salientar que tudo o que falamos até aqui diz respeito aos trabalhos promocionais em lojas virtuais. No entanto, ao se tratar do universo digital, não se pode esquecer das redes sociais.

Facebook e Instagram são as principais delas. Nesse contexto, as promoções devem informar os consumidores acerca das ofertas e oportunidades únicas que a sua marca está oferecendo, indicando como fazer para acessá-las.

Uma dica que certamente o ajudará é apostar no Stories do Instagram, que se tornou uma peça-chave para a divulgação das promoções online. Muitas das maiores empresas do mundo utilizam esse recurso diariamente: observe o que elas fazem e adapte às suas estratégias, simples assim.

Para complementar, veja como planejar as ações de marketing digital na sua empresa!

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