O site é um dos recursos mais importantes para firmar a presença digital de uma empresa. Mais do que um mero cartão de visitas, ele é um canal de relacionamento com clientes e interessados na sua marca, em que é possível se informar e entrar em contato com a sua organização. Não é à toa que cada vez mais empresários querem entender melhor como fazer um site de sucesso.
Por isso, separamos as melhores práticas para você ter resultados mais eficazes com a página do seu empreendimento. Boa leitura!
Como fazer um site de sucesso?
1. Pense na experiência do usuário
Se a sua empresa ainda não tem um site, é importante saber qual o seu objetivo com ele antes de começar a construí-lo. Pode ser para demonstrar seus produtos e serviços, disponibilizar um formulário para contato, expor cases de sucesso etc.
Dessa forma, você consegue direcionar o design e as funcionalidades da página para que os usuários tenham a melhor experiência possível.
Entretanto, se a sua empresa já tem um site, é importante fazer alterações tomando as seguintes perguntas como base:
- É fácil entender sobre o que é o seu website?
- Como é a experiência de navegação do seu site?
- É fácil encontrar as informações desejadas?
- É possível alcançar todas as páginas a partir da principal (home)?
Esses questionamentos ajudarão você a se colocar no lugar dos visitantes e saber se o site é organizado e proporciona uma experiência agradável.
2. Tenha um design responsivo
Essa boa experiência precisa valer para todos os usuários, não importando se eles acessam o site do smartphone, tablet, notebook ou desktop. Sem falar que há uma alta probabilidade de a maioria do tráfego para as suas páginas web virem de dispositivos móveis. Afinal, o smartphone já é o principal meio para acessar a Internet no Brasil.
Por isso, é fundamental implementar um layout responsivo em todas as suas páginas web.
Um design responsivo permite que o seu site se adapte conforme o tamanho da tela do aparelho que o acessa. Isso dá liberdade para os seus visitantes utilizarem o dispositivo que preferirem — sem prejudicar a boa experiência.
3. Produza conteúdo de qualidade
Produzir um conteúdo completo e informativo é essencial para que o seu público conheça bem a sua empresa e os seus produtos/serviços. Um material pobre afastará rapidamente as pessoas e elas dificilmente retornarão ao seu site (e muito menos se tornarão seus clientes).
Além disso, os mecanismos de busca, como Google e Bing, dão mais valor aos sites com conteúdo de qualidade, tendendo a fornecer um melhor posicionamento para eles nas buscas orgânicas. Portanto, lembre-se: quanto mais próxima das primeiras posições dos resultados de busca uma página estiver, mais tráfego orgânico ela atrairá.
Então produza o conteúdo pensando tanto nas pessoas quanto nos sites de busca. Direcione o texto com base no seu público-alvo, destacando os benefícios e diferenciais dos produtos/serviços e incluindo imagens atraentes. E para otimizar o site para os buscadores, use técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
A quem confiar a construção do seu site?
Para garantir que todos esses passos sejam implementados corretamente, recomendamos a contratação de uma agência especializada. Essas empresas contam com profissionais experientes, que trabalharão para que o seu site alcance os melhores resultados, de acordo com os objetivos do negócio.
Gostou das nossas dicas sobre como fazer um site de sucesso para a sua organização? Está interessado em construir uma página com todas essas qualidades? Então não hesite em entrar em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento.