Fundamental e de extrema importância não apenas porque contribui para o aumento das vendas, mas também pela ajuda no controle de gastos em relação à publicidade, aos anúncios e às divulgações em geral, assim é o planejamento anual de marketing. Quando bem-feito, tende a trazer excelentes resultados para a empresa.
Sua relevância para o sucesso do negócio é indiscutível. O problema, no entanto, é que boa parte dos gestores e/ou empreendedores ainda fica em dúvida quanto ao que deve ser considerado ou não.
Por essa razão, elaboramos este conteúdo para mostrar como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos. Aproveite!
1. Faça uma análise interna e externa do mercado
Tudo deve começar com a análise dos fatores internos e externos do mercado que podem influenciar nas atividades da empresa. Nesse contexto, analise o segmento, os produtos e serviços envolvidos e quais são as capacidades e o potencial do negócio.
Por se tratar do planejamento anual de marketing, o foco não poderia ser outro a não ser o próprio ambiente do marketing. Aqui, o gestor precisa colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas e os recursos que estarão disponíveis para os trabalhos do setor. Do contrário, o planejamento anual de marketing dificilmente se sustentará.
2. Conheça os seus clientes muito bem
É praticamente impossível fazer um bom planejamento anual de marketing sem ter um profundo conhecimento dos seus clientes. Para ilustrar, considere o fato de que o público-alvo de um negócio nem sempre é o consumidor.
São poucos os casos, é verdade, porém, existem. Pegue como exemplo uma marca cujos produtos têm como alvo as crianças. São elas que compram? Não, são os pais! Portanto, antes de desenvolver qualquer estratégia, é necessário conhecer muito bem os clientes, mesmo que não sejam os consumidores finais: lembre-se de estudar os tomadores de decisão.
3. Analise os seus concorrentes e trace metas e objetivos
Os concorrentes também devem ser analisados, sobretudo, aqueles que estão apresentando melhores resultados. Procure entender quais estratégias utilizam, quais são os canais de comunicação e, se possível, as vantagens e proveitos que estão obtendo em virtude das suas campanhas dentro do planejamento anual de marketing.
Uma vez que você já passou pelos passos acima, agora é a hora de traçar as suas metas e os seus objetivos. Nesse sentido, pense nos resultados que pretende alcançar durante o ano, no curto (1 a 2 meses), no médio (3 a 8 meses) e no longo prazo (9 a 12 meses).
4. Defina as ações e estratégias
O último passo do planejamento anual de marketing é a definição das ações e estratégias. Com as metas e os objetivos em mãos, avalie as medidas que devem ser tomadas para alcançá-las.
Determine os investimentos, os canais de comunicação, quem serão os responsáveis por cada atividade e como será realizada a mensuração dos resultados.
Para concluir, não se esqueça que o planejamento anual de marketing também deve passar pelo setor comercial. Não se pode deixar de ouvir os vendedores, pois são eles que melhor conhecem os clientes.
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