Aprenda como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos

Aprenda como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos

Fundamental e de extrema importância não apenas porque contribui para o aumento das vendas, mas também pela ajuda no controle de gastos em relação à publicidade, aos anúncios e às divulgações em geral, assim é o planejamento anual de marketing. Quando bem-feito, tende a trazer excelentes resultados para a empresa.

Sua relevância para o sucesso do negócio é indiscutível. O problema, no entanto, é que boa parte dos gestores e/ou empreendedores ainda fica em dúvida quanto ao que deve ser considerado ou não.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para mostrar como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos. Aproveite!

 

1. Faça uma análise interna e externa do mercado

Tudo deve começar com a análise dos fatores internos e externos do mercado que podem influenciar nas atividades da empresa. Nesse contexto, analise o segmento, os produtos e serviços envolvidos e quais são as capacidades e o potencial do negócio.

Por se tratar do planejamento anual de marketing, o foco não poderia ser outro a não ser o próprio ambiente do marketing. Aqui, o gestor precisa colocar no papel quais são as suas forças e fraquezas e os recursos que estarão disponíveis para os trabalhos do setor. Do contrário, o planejamento anual de marketing dificilmente se sustentará.

2. Conheça os seus clientes muito bem

É praticamente impossível fazer um bom planejamento anual de marketing sem ter um profundo conhecimento dos seus clientes. Para ilustrar, considere o fato de que o público-alvo de um negócio nem sempre é o consumidor.

São poucos os casos, é verdade, porém, existem. Pegue como exemplo uma marca cujos produtos têm como alvo as crianças. São elas que compram? Não, são os pais! Portanto, antes de desenvolver qualquer estratégia, é necessário conhecer muito bem os clientes, mesmo que não sejam os consumidores finais: lembre-se de estudar os tomadores de decisão.

3. Analise os seus concorrentes e trace metas e objetivos

Os concorrentes também devem ser analisados, sobretudo, aqueles que estão apresentando melhores resultados. Procure entender quais estratégias utilizam, quais são os canais de comunicação e, se possível, as vantagens e proveitos que estão obtendo em virtude das suas campanhas dentro do planejamento anual de marketing.

Uma vez que você já passou pelos passos acima, agora é a hora de traçar as suas metas e os seus objetivos. Nesse sentido, pense nos resultados que pretende alcançar durante o ano, no curto (1 a 2 meses), no médio (3 a 8 meses) e no longo prazo (9 a 12 meses).

4. Defina as ações e estratégias

O último passo do planejamento anual de marketing é a definição das ações e estratégias. Com as metas e os objetivos em mãos, avalie as medidas que devem ser tomadas para alcançá-las.

Determine os investimentos, os canais de comunicação, quem serão os responsáveis por cada atividade e como será realizada a mensuração dos resultados.

Para concluir, não se esqueça que o planejamento anual de marketing também deve passar pelo setor comercial. Não se pode deixar de ouvir os vendedores, pois são eles que melhor conhecem os clientes.

Se quiser saber mais, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *