Por Vitória Borgi e Isadora Ferreira
As últimas semanas foram marcadas por dois grandes lançamentos de ícones do mundo da beleza nacional: Bianca Andrade e Franciny Ehlke, duas influenciadoras que também se consolidaram como empresárias de sucesso. Elas, assim com a Mari Maria, Bruna Tavares, Mari Saad e muitas outras que fazem parte do mercado que foi responsável por mais de R$1.6 bilhão em faturamento no último ano.
Seus lançamentos criaram um buzz, seguido por uma grande expectativa das comunidades sobre os benefícios do produto e debates acalorados nas redes sociais. Esse ponto apenas reforça nossa visão de como o público tem esperado “aquele algo a mais” das marcas. Ser um produto de qualidade é clichê. A conexão que o consumidor tem com a marca e quem dá o nome a ela é o que garante o sucesso de vendas. Elas ainda arrastam multidões em ativações e eventos por todo país.
Ambas as marcas focaram na mesma categoria de produto, o gloss. A semelhança para aí, a Bianca trouxe cores vibrantes e uma estética moderna, enquanto a Fran focou em um produto sensorial, equipado com mosquetão.
Estratégias de Marketing
Boca Rosa:
- A marca utilizou uma estratégia de marketing focada em nostalgia e na estética “Y2K“, com embalagens e campanhas que remetem aos anos 2000. E teve um investimento de R$1,2 milhão no lançamento.
- A influenciadora apostou em vídeos divertidos e interações com o público nas redes, gerando grande engajamento com sua comunidade, que direto é inserida em primeira mão nas ativações da própria Bia pela Boca Rosa Beauty. O mote traz o funk da Valesca Popozuda e sua raiz do Rio de Janeiro para a comunicação do produto.
- A marca apostou em uma embalagem mais minimalista, totalmente integrada com sua linha de make e lançamentos recentes.
Fran By FR:
- A marca investiu em campanhas com fotos e vídeos de alta qualidade, destacando a tecnologia e os benefícios da fórmula do Lip Bunny, e claro, o monograma FR.
- A influenciadora realizou lives e vídeos detalhados sobre o produto, em formato tutorial, demonstrando sua aplicação nos lábios e resultados.
- A marca investiu em uma embalagem mais trabalhada, focando na sazonalidade – e muitos pedidos para uma versão do Chocochilli, sem o chilli – e a Páscoa chegando era o melhor momento para isso.
As empresárias utilizam sua forte presença, além do storytelling, para promover seus lançamentos… Mas, isso não é normal no mercado de beleza nacional? Vamos falar mais desse impacto para as prateleiras a seguir.
Boca Rosa apostou em uma comunicação mais descontraída e emocional, novamente valorizando sua raiz no Complexo da Maré, onde inclusive tem um projeto social para mulheres. Enquanto a Franciny focou em uma abordagem mais técnica e informativa, totalmente experiencial e sem muitos spoilers, como a Bia. Vale comentar que a Fran está no auge do seu noivado e tem compartilhado tudo da sua vida pessoal pelas telas.
Ela também traz o mercado de luxo e desejo como pauta. Bianca, por outro lado, abraça as parcerias como ninguém, defendendo com unhas e dentes, agregando inclusive com sua marca independente. Ou seja, ’’não é só publi’’. Suas referências internacionais de modas, o estilo boss, somam muito nessas campanhas. Ela se inspira muito nas gringas.
O que podemos aprender
- A importância da escuta antes de qualquer estratégia (percebidas nas interações do dia a dia), de conhecer o público-alvo e suas preferências para desenvolver produtos e campanhas relevantes, mesmo que com que investimentos mínimos.
- As redes sociais são uma poderosa – e muito utilizada – ferramenta de marketing, permitindo a interação direta com os consumidores e a criação de comunidades engajadas, seja no Instagram ou no TikTok.
- A necessidade de investir em produtos de alta qualidade e com diferenciais competitivos (como nesse caso, o multifuncional: gloss e acessório), para se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.
- A diversidade de estratégias de marketing, onde cada marca pode adaptar a sua estratégia para o seu público-alvo, indo do simples, mas funcional, ao mais luxuoso e desejado pela experiência de press kit, por exemplo.
Os lançamentos de Bianca Andrade, Boca Rosa, e Franciny Ehlke, Fran by FR, demonstram a força das marcas de influenciadoras brasileiras no mercado de beleza nacional, muitas vezes menosprezado ou até descartado por investidores. As meninas são ícones há tempos e usam a vida pessoal ao seu favor quando o assunto é conexão com as fãs/consumidoras. Já percebeu esse 360º?
Em cada lançamento, elas desafiam o mercado e elevam o nível de produtos de beleza, criando tendências, combinando qualidade com estratégias, potencializando o porquê são referência no setor.
A pergunta que fica é: como as marcas vão superar as expectativas no próximo lançamento? Aguardamos ansiosamente.