Em tempos de Marketing Digital, não possuir uma presença digital é praticamente se tornar invisível para seus cliente.
Porém, estar presente na internet vai muito além do que apenas ter um website ou criar uma página da empresa no Facebook.
A presença digital é como sua empresa se posiciona na internet e como este posicionamento gera valor para seus clientes.
Vamos apresentar 4 estratégias para potencializar a sua presença digital e melhorar a colocação da sua marca na internet. Vamos conferir?
1. Criar um website responsivo e bem estruturado
Um grande erro por parte de muitas empresas é não investir na experiência do usuário em seus websites e blogs.
Para uma grande maioria dos usuários, é inadmissível entrar em um site com carregamento lento, com muitas falhas de layout e com aparência pouco amigável. Na maioria dos casos, isso leva a uma rejeição por parte dos visitantes.
Portanto, para as empresas, sejam elas pequenas ou médias (até mesmo as grandes), é indispensável a criação de um website bem estruturado, com design esteticamente atrativo e de fácil carregamento.
Outro ponto importante é a responsividade do website para dispositivos móveis. Isso porque, atualmente, é crescente o número de usuários que utilizam quase que exclusivamente dispositivos como smartphones e tablets.
É importante se certificar que seu site possui a otimização adequada para esses aparelhos móveis, sem perder informações, mantendo o melhor layout para o visitante e garantindo uma melhor leitura dos conteúdos.
2. Aperfeiçoar a presença digital com a estratégia de SEO
O Search Engine Optimization (SEO), que em termos práticos significa “Otimização para Mecanismos de Buscas”, é um conjunto de métodos para ajudar seu site a obter melhores posicionamentos nos mecanismos de busca, como Google, Bing, entre outros.
Estima-se que cerca de 75% dos usuários de internet não passam da primeira página de pesquisa.
Isso significa que, se você quer aumentar a presença digital e alcançar seu cliente no momento em que ele realiza a pesquisa no Google, seu website deverá estar otimizado da melhor forma possível, para que ele seja ranqueado para a primeira página.
É neste momento em que o SEO entra em prática. São usadas táticas para aprimorar a organização da página (inclui também o código fonte limpo),
qualidade dos textos com bom posicionamento de palavras-chave, publicação de conteúdos relevantes para a persona, links internos e externos importantes, entre outros.
3. Investir em Inbound Marketing
O Inbound Marketing certamente é uma das principais estratégias quando o assunto é presença digital.
Estratégia essa que está ganhando destaque no marketing Digital, por ser uma tática relativamente barata e que proporciona ótimos resultados a médio e longo prazo.
O ponto chave do Inbound Marketing é a atração de potenciais clientes para a sua empresa, por meio do compartilhamento de conteúdos que gerem valor para a persona, sejam eles: posts em blogs ou sites, ebooks, vídeos, materiais ricos, entre outros.
É uma estratégia que tem como objetivo cativar o público por meio de um relacionamento mais próximo e duradouro com seus consumidores. Isso não só antes e durante a compra, mas também depois, potencializando a fidelização.
4. Utilizar ativamente as redes sociais
As redes sociais são um excelente canal de comunicação e interação com o público. Além disso, são importantes impulsionadoras da presença digital, provendo um maior engajamento entre as pessoas e as empresas.
Por meio das redes sociais, é possível interagir e dialogar de forma direta com os clientes. Afinal, nas mídias sociais, há a possibilidade de compartilhar conteúdos e materiais, responder perguntas, obter feedback de clientes e promover a empresa.
Vale lembrar que as redes sociais são uma fonte de atração de novos clientes. Ou seja, funcionam como porta de entrada de tráfego para o seu website.
Por fim, estas são apenas algumas das várias estratégias para potencializar a presença digital da sua empresa.
Lembrando que não existe uma receita certa para o sucesso das instituições na internet.
Cabe a cada empreendedor e profissional identificar quais as táticas que melhor se adaptam à realidade de cada negócio.
Agora que você já sabe como as ferramentas digitais podem te ajudar a potencializar o seu negócio, entre em contato com a Nova Singular para aplicarmos juntos a melhor maneira de divulgar o seu trabalho!