Para se informar, consultar ofertas ou tratar de trabalho, os usuários web têm por hábito acessar diariamente seus e-mails. Essa rotina é recorrente desde a popularização da internet. Por isso, as mensagens digitais são boas ferramentas de marketing digital. Mas as suas campanhas de e-mail marketing estão corretas?
É comum que diversas empresas invistam nessa estratégia, mas acabam por executar de maneira errada e, assim, têm resultados bem abaixo do esperado.
Fazer campanhas de e-mail marketing exige alguns cuidados e atenção com as boas práticas para que seja eficiente e faça diferença para o negócio.
Neste artigo, mostraremos alguns erros comuns na hora de fazer as campanhas de e-mail marketing. Ficou curioso? Confira os próximos parágrafos!
1. Funil de vendas
Tenha sempre uma coisa em mente: nem todos os leitores ou clientes são iguais. Alguns estão mais propensos a contratar os seus serviços ou produtos, outros estão descobrindo o que a sua empresa tem a oferecer. Portanto, encontram-se em diferentes estágios do funil de vendas.
Na hora de criar campanhas de e-mail marketing, faça sempre um processo de segmentação. Isso ajudará a direcionar os seus diferentes conteúdos para os públicos certos e, com isso, melhorar a eficiência da sua ação.
2. Nutrição de leads
O lead, para o marketing, é aquele consumidor em potencial. Para que ele se torne um comprador de fato é preciso trabalhar o relacionamento. O e-mail marketing é essencial nesse processo, mas é preciso criar uma estratégia de nutrição para que possa ter sucesso em sua ação.
Observe sempre se esses leads estão recebendo as mensagens certas, se elas chegam na hora devida e se possuem a linguagem ideal para aquele público. Além disso, mapeie sempre as mensagens que estão sendo enviadas para melhorar constantemente o seu processo de nutrição de leads.
3. Teste A/B
Não é possível adivinhar o que o seu público gosta de ler ou receber em seus e-mails. A melhor forma de descobrir isso é promovendo testes A/B e experimentando as diversas possibilidades que eles têm. Aquelas que converterem melhor podem se tornar padrão ao elaborar as suas campanhas.
Nesse processo, é possível testar praticamente tudo em seu e-mail: chamadas para ação, imagens usadas, a melhor linguagem, como estruturar o texto e quais ofertas levar para o seu público.
Portanto, não deixe de realizar essas experimentações e conhecer ainda mais as pessoas com quem a sua empresa se relaciona.
4. Spam
É simples: abra a sua caixa de e-mail e verifique os itens que estão na sua lista de spam ou a quantidade de mensagens indesejadas. Isso, provavelmente, vai irritá-lo! Então coloque-se no lugar de seus possíveis clientes e não faça spam.
Para isso, evite comprar listas de e-mail ou disparar mensagens para pessoas que não autorizaram esse processo. Opte por desenvolver estratégias específicas para captação de contatos e insira em seus e-mails a opção para o cancelamento de assinatura a qualquer momento.
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