Com o surgimento e a popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, como tablets, smartphones e relógios inteligentes, surgiram também novas necessidades e novos tipos de usuários, que preferem cada vez mais ler seus sites favoritos via mobile.
Para atender a essas demandas, o design responsivo entrou em cena, e hoje é um assunto indispensável quando falamos de webdesign. Descubra o que ele é e quais são as vantagens de criar um layout responsivo para seu site!
Antes de tudo: o que é design responsivo?
Design responsivo é o termo dado a projetos de webdesign que sejam projetados para visualização ideal em qualquer tipo de dispositivo, seja ele um computador de mesa ou um pequeno smartphone.
Não se deve confundir o design responsivo com o design adaptativo, outra tendência surgida com a mobile web. Embora também objetive facilitar a navegação móvel, um layout adaptativo é pensado para alguns tamanhos específicos de tela, enquanto o responsivo é 100% flexível.
Veja, nos exemplos abaixo, os pontos fortes de um layout responsivo.
Por que ter um layout responsivo?
1. Adaptação a múltiplos dispositivos
Um layout responsivo pode ser visitado por qualquer gadget que tenha acesso à internet de forma completa, sem prejudicar a leitura e o acesso a menus.
Desse modo, o usuário pode navegar por seu site de forma confortável tanto no computador de casa quanto no smartphone a caminho do trabalho,
aumentando as chances de fidelização e de conversão de cliques, entre outras métricas de audiência.
2. Menos esforço para atualizar conteúdos
Para que um site se mantenha relevante, é preciso alimentá-lo constantemente com novas informações úteis e de qualidade,
uma tarefa que demanda tempo e investimento. Fazer o mesmo para uma versão mobile separada gera o dobro de esforço para um resultado muitas vezes desapontador.
Com um site único e adaptável para qualquer forma de acesso,
é possível organizar e atualizar todo o conteúdo de uma única vez, tornando o processo de gerenciamento mais rápido e eficiente.
3. Melhores resultados de audiência e SEO
Versões distintas de um mesmo site para a exibição tradicional e dispositivos mobile dividem os dados de audiência e confundem o usuário,
que pode acessar o site tradicional por engano e desistir da navegação.
Com um único layout, todas as métricas serão medidas de forma única, facilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing e criação de conteúdo.
Além disso, desde 2015 o Google passou a penalizar sites que não sejam responsivos,
empurrando-os para posições inferiores nos rankings de pesquisa. Desenvolver layouts versáteis é, também, uma estratégia de SEO eficaz!
4. Layouts responsivos estão preparados para o futuro
Com um volume de lançamentos e inovações tecnológicas que parecem nunca ter fim,
é impossível saber quais serão os tamanhos de tela disponíveis e populares daqui a um ou dez anos.
Um site responsivo, no entanto, já está preparado para essas mudanças,
pois é pensado para ser fluido e adaptável, evitando os gastos que viriam com o desenvolvimento de mais versões diferentes de um mesmo site para novos tamanhos de tela.
Neste post, vimos o que é um layout responsivo,
qual a sua diferença para o layout adaptativo e a sua importância crescente em um mercado de internet dominado por dispositivos móveis. Se você ainda não usa o design responsivo em seus sites,
invista agora mesmo no desenvolvimento desse modelo de layout flexível e eficiente!
Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e fique sabendo primeiro de nossas atualizações!