4 motivos para ter um layout responsivo

4 motivos para ter um layout responsivo

Com o surgimento e a popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, como tablets, smartphones e relógios inteligentes, surgiram também novas necessidades e novos tipos de usuários, que preferem cada vez mais ler seus sites favoritos via mobile.

Para atender a essas demandas, o design responsivo entrou em cena, e hoje é um assunto indispensável quando falamos de webdesign. Descubra o que ele é e quais são as vantagens de criar um layout responsivo para seu site!

Antes de tudo: o que é design responsivo?

Design responsivo é o termo dado a projetos de webdesign que sejam projetados para visualização ideal em qualquer tipo de dispositivo, seja ele um computador de mesa ou um pequeno smartphone.

Não se deve confundir o design responsivo com o design adaptativo, outra tendência surgida com a mobile web. Embora também objetive facilitar a navegação móvel, um layout adaptativo é pensado para alguns tamanhos específicos de tela, enquanto o responsivo é 100% flexível.

Veja, nos exemplos abaixo, os pontos fortes de um layout responsivo.

Por que ter um layout responsivo?

1. Adaptação a múltiplos dispositivos

Um layout responsivo pode ser visitado por qualquer gadget que tenha acesso à internet de forma completa, sem prejudicar a leitura e o acesso a menus.

Desse modo, o usuário pode navegar por seu site de forma confortável tanto no computador de casa quanto no smartphone a caminho do trabalho,

aumentando as chances de fidelização e de conversão de cliques, entre outras métricas de audiência.

2. Menos esforço para atualizar conteúdos

Para que um site se mantenha relevante, é preciso alimentá-lo constantemente com novas informações úteis e de qualidade,

uma tarefa que demanda tempo e investimento. Fazer o mesmo para uma versão mobile separada gera o dobro de esforço para um resultado muitas vezes desapontador.

Com um site único e adaptável para qualquer forma de acesso,

é possível organizar e atualizar todo o conteúdo de uma única vez, tornando o processo de gerenciamento mais rápido e eficiente.

3. Melhores resultados de audiência e SEO

Versões distintas de um mesmo site para a exibição tradicional e dispositivos mobile dividem os dados de audiência e confundem o usuário,

que pode acessar o site tradicional por engano e desistir da navegação.

Com um único layout, todas as métricas serão medidas de forma única, facilitando o desenvolvimento de estratégias de marketing e criação de conteúdo.

Além disso, desde 2015 o Google passou a penalizar sites que não sejam responsivos,

empurrando-os para posições inferiores nos rankings de pesquisa. Desenvolver layouts versáteis é, também, uma estratégia de SEO eficaz!

4. Layouts responsivos estão preparados para o futuro

Com um volume de lançamentos e inovações tecnológicas que parecem nunca ter fim,

é impossível saber quais serão os tamanhos de tela disponíveis e populares daqui a um ou dez anos.

Um site responsivo, no entanto, já está preparado para essas mudanças,

pois é pensado para ser fluido e adaptável, evitando os gastos que viriam com o desenvolvimento de mais versões diferentes de um mesmo site para novos tamanhos de tela.

Neste post, vimos o que é um layout responsivo,

qual a sua diferença para o layout adaptativo e a sua importância crescente em um mercado de internet dominado por dispositivos móveis. Se você ainda não usa o design responsivo em seus sites,

invista agora mesmo no desenvolvimento desse modelo de layout flexível e eficiente!

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e fique sabendo primeiro de nossas atualizações!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *