Na era digital tudo muda muito rápido, e um dos hábitos que mais sofreram transformações com a popularização da internet e suas redes sociais foi a forma de se comunicar. Profissionais de comunicação e marketing mais antenados já perceberam que é preciso estar nesse universo e que é possível conquistar bons resultados com conteúdos.
No entanto, muitos ainda falham por pensar que o conteúdo faz todo o trabalho sozinho: basta escrever, publicar e ver a magia da atração dos clientes acontecer. É por isso que muitas estratégias não geram bons resultados.
É preciso conhecer profundamente as suas personas, planejar cada ação, escolher o canal de distribuição adequado e conhecer técnicas de SEO para se destacar entre os concorrentes digitais.
Fique tranquilo! Vamos desvendar agora esses termos complicados para você produzir bons conteúdos e ótimos resultados.
1. Conheça sua persona
A persona nada mais é do que o seu público-alvo mais aprofundado, definido a partir de estudos reais de mercado. Se na comunicação offline bastava saber que o seu público era formado por homens de 40 a 50 anos, a sua persona vai além, definida como homens de 40 a 50 anos, casados, empresários, com o hobby de praticar esportes.
Entendeu a diferença? O universo da internet é imenso e quanto mais focarmos no nosso alvo, maiores são as chances de acertar. Invista tempo nesse passo para não pôr todos os próximos a perder.
2. Planeje cada conteúdo
Só escrever não é suficiente. Você precisa oferecer um conteúdo rico e interessante para prender a atenção da sua persona e conquistá-la. Afinal, existem milhões de conteúdos disponíveis para o usuário, que abre e fecha páginas em uma velocidade alucinante.
Seja original, ofereça informações que atendam às necessidades da sua persona — como divertir, resolver um problema ou informar — e faça com que ela queira ficar no seu website ou blog, página após página.
3. Escolha os canais de distribuição
Há quem pense que para obter bons resultados com conteúdos é preciso estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Essa ideia errônea é um desperdício de conteúdo e de tempo.
Mais uma vez aquela pesquisa sobre quem é a sua persona vai lhe poupar muito trabalho, pois você precisa saber apenas em quais redes sociais ela está e, é claro, estar lá também, falando diretamente, na mesma linguagem.
4. Utilize técnicas de SEO
Ou no português, Otimização para Mecanismos de Busca. Afinal, os buscadores — como o Google — estão repletos de concorrentes e você precisa aparecer logo ali na primeira página para atrair o clique do seu cliente.
Para isso existem técnicas eficientes de busca que devem ser exploradas no seu marketing de conteúdo, como o uso de palavras-chave, a possibilidade de leitura dinâmica do seu texto, o tempo em que outros usuários ficam na sua página e até mesmo a originalidade do seu conteúdo.
Sim! Os sistemas de busca avaliam tudo, e quanto mais adequado for o seu conteúdo, melhor posicionado você vai estar.
5. Invista em diferenciais
Você já compreendeu que para obter bons resultados com conteúdos é preciso conquistar o seu leitor.
Além de um texto rico em informações, é possível aumentar os níveis de satisfação da sua persona com algumas técnicas que vão agregar valor ao seu trabalho, como fazer referências a outros conteúdos do seu site ou blog (hiperlinks), apostar em um layout responsivo e melhorar o design do seu website.
Esperamos que, com este post, você tenha compreendido como obter bons resultados com conteúdos e esteja pronto para colocar as nossas dicas em prática. Para receber mais artigos sobre estratégias na web, assine a nossa newsletter!