Muitas vezes, pensamos que o design de um site está ligado apenas às questões estéticas. Porém, o ponto é muito mais profundo: as escolhas podem afetar a experiência do usuário, a ergonomia e a usabilidade de um site.
Neste post, demonstraremos como a aparência pode afetar essas áreas e como melhorar o web design do seu site.
Boa leitura!
Experiência do usuário
Podemos dizer que a experiência do usuário abrange todos os aspectos possíveis da interação cliente-empresa, com seus serviços e produtos.
Para proporcionar uma experiência para os usuários, 3 perguntas são necessárias!
1. Utilidade: eu preciso disso?
Antes de pensar em fazer um design (ou reformulá-lo), pense em quais são as necessidades básicas de seu público. Ou seja, seu site como um todo não deve ser visto como um monumento de arte, mas sim ser útil.
Esse deve ser o entendimento inicial. Seu cliente tem necessidade de tudo o que você quer oferecer no seu design? Isso é realmente útil para ele? Descarte tudo aquilo que não for útil.
2. Usabilidade: eu consigo utilizar?
A segunda pergunta está relacionada com a usabilidade. Não adianta ser útil, mas ser de difícil utilização.
O site pode ter sido projetado para o usuário certo, seguindo suas necessidades, mas se ele não conseguir usar ou precisar ler documentos enormes de ajuda, isso fará com que sua experiência não seja tão agradável.
Assim, todas as ações dos seus usuários devem ser simples e fáceis. Você deve se lembrar também de deixar a organização da página de maneira tão simples que o visitante consiga encontrar tudo aquilo que precisa, mesmo que seja sua primeira visita ao site.
3. Desejabilidade: eu quero usar?
Depois de ter feito algo útil e fácil de ser usado, é necessário provocar atração e desejo nos usuários. É isso que faz com que as pessoas queiram realmente utilizar os serviços oferecidos na página.
Embora essa seja a parte mais pensada pelas empresas, deveria ser entendida apenas como a cereja do bolo. Os visitantes precisam ser surpreendidos com um design agradável, limpo e interessante.
Influência nas estratégias
Seja branding ou obtenção de leads, todas as estratégias podem ir por água a baixo caso problemas estruturais de web design sejam apresentados.
O ideal é que a página seja projetada desde o início para atingir os objetivos empresariais e facilitar a vida dos usuários. Muitas das dificuldades de se passar uma mensagem ao usuário ou de fazer com que ele se torne um cliente são provenientes de problemas estruturais na página.
Assim, faça com que o visual esteja conectado com as metas empresariais.
5 dicas para construção de sites
Veja algumas formas de construir suas páginas de maneira efetiva e útil para seu público-alvo.
1. Projete seu site a partir da utilidade
Cada tela e funcionalidade deve ser útil para o seu usuário. Em vez de tentar adivinhar aquilo que ele precisa, faça pesquisas.
2. Pense em sistemas simples
A simplicidade é fundamental. Ainda que seu site ou sistema tenha muitos recursos, ele pode (e deve!) ser simples de ser utilizado. Retire informações não relevantes e passos desnecessários.
3. Lembre-se da acessibilidade
Tente incluir as pessoas com limitações visuais ou auditivas. Para isso, utilize sistemas de cores que levem em consideração pessoas com baixa visão e daltonismo. Além disso, descreva as imagens para que programas possam descrevê-las a quem precisa.
4. Não deixe o site lento
O desejo de deixar o site mais bonito e habilitar muitas funcionalidades (que nem sempre são úteis) pode fazer com que as páginas fiquem mais lentas.
Cada segundo a mais para carregar a página pode significar um abandono significativo por parte dos usuários.
5. Use chamada para as ações
Em cada produção, mostre para o usuário qual é o próximo passo esperado. Assim, ele saberá o que a empresa deseja que ele faça e como será beneficiado com isso. Dessa maneira, a interação será melhor.
Pensar em todos os pontos mostrados fará com que seu site seja mais útil e forneça experiências agradáveis aos seus usuários. Assim, a chance de que suas estratégias funcionem é maior.
Você já conseguiu melhorar o web design da sua página? Comente neste post contando um pouco sobre suas experiências!