Muito se fala sobre a importância da segmentação em campanhas publicitárias, especialmente na era do marketing digital.
Contudo, o consumidor já não se contenta em comprar ou consumir informação em um único meio ou lugar. Ele usa a diversidade encontrada no mercado atual.
Assim, segmentar eficientemente, muitas vezes, significa ter uma estratégia de comunicação multicanal. Confira!
Conceito de marketing multicanal
Ter uma estratégia multicanal significa não só comunicar um produto ou serviço em diversos canais de comunicação, mas também realizar a venda deles por meio de diversas plataformas.
A ideia é criar uma configuração harmoniosa de canais de venda e de comunicação que trabalhem conjuntamente para alavancar as vendas e alcançar novos clientes para a empresa.
Vamos a um exemplo prático: uma academia de bairro, percebendo que o número de alunos diminui, decide adotar uma estratégia multicanal.
Ela investe em um sistema de vendas para o site, cadastra os seus planos em um marketplace de academia, cria conteúdo exclusivo para o Youtube e um blog com dicas de saúde. Como consequência, começa a trazer novos clientes.
Conteúdo relevante para cada canal
Antes de iniciar uma estratégia de comunicação multicanal, é preciso planejar o objetivo de cada meio e como eles estarão conectados — lembrar sempre que quantidade não se traduz em qualidade.
Cada canal de comunicação tem as suas particularidades, como diferentes tipos de linguagem, formato e frequência de publicação. Todos devem ter um propósito previamente definido na fase de planejamento.
O ramo de um negócio e o seu público consumidor serão os responsáveis pela escolha dos canais. Por exemplo, no mercado da moda as redes sociais são usadas como uma grande vitrine virtual, funcionando como uma força de venda eficiente quando conectada a um comércio eletrônico e loja física.
Entendimento aprofundado do público
Conforme mencionado anteriormente, os canais de comunicação a serem usados precisam estar em sintonia com o público da empresa. A melhor forma de descobrir quais canais devem ser usados é por meio de pesquisa com os próprios consumidores.
Aquela pesquisa do tipo “Como você nos encontrou?” é uma ferramenta interessante. Todavia, muitas vezes, ela não cobre todo o processo pelo qual o público passa até fechar um negócio. Por isso, tente criar um formulário que aborde detalhadamente os diversos canais que o cliente utilizou antes de realizar a compra.
Contratação de agência especializada
Uma estratégia de marketing multicanal deve realizar a integração entre diversos meios de comunicação e pontos de venda. Para tanto, é necessário o suporte de uma empresa que consiga suprir diversas demandas, como produção de conteúdo para blog, design de peças para redes sociais, adequações no site e campanhas para cada canal.
Uma configuração inteligente da estratégia multicanal também requer expertise e recursos de uma agência especializada. Já que, na era digital, é possível trabalhar com automação de processos, a agência escolhida precisa estar apta a usar as ferramentas mais avançadas de marketing digital.
Ficou interessado em usar a comunicação multicanal no seu negócio? Entre em contato com a Nova Singular e comece a mudar o rumo do seu negócio!