Na era da comunicação digital, novas estratégias de marketing surgiram para atender à dura tarefa de atrair e fidelizar consumidores em uma mídia tão grande e dispersa como a internet.
Nesse meio, os blogs corporativos certamente estão entre as opções mais bem-sucedidas de marketing digital.
Conheça mais sobre eles e entenda por que ter um blog corporativo pode ser essencial para a sua empresa!
Afinal, o que são blogs corporativos?
Como o próprio termo sugere, estamos falando de espaços de compartilhamento de conteúdo com um viés mais pessoal, atualizações periódicas e a possibilidade de interação entre escritores e leitores.
No entanto, o blog corporativo apresenta o diferencial de pertencer a uma empresa, e não a uma pessoa física. Sua dinâmica está orientada a aproximar o cliente da sua marca, em uma abordagem mais pessoal e menos sisuda.
Como um blog corporativo pode ajudar minha empresa?
Boa parte da navegação pela internet consiste em buscas por informações sobre os mais variados assuntos, porém, às vezes, muitos usuários se frustram com a falta de conteúdo relevante, bem embasado e bem escrito. É nesse nicho que o blog corporativo, dentro de uma estratégia ampla de marketing de conteúdo, pode ser usado.
Uma estratégia bem aplicada de blogs empresariais, que envolva a segmentação correta dentro da área de atuação da empresa e a produção de conteúdo de qualidade, traz grandes benefícios a médio e longo prazo.
Entre esses benefícios, estão a consolidação do seu blog ― e da sua marca ― como referência especializada no assunto, destacando-se em meio ao mar de informações confusas e irrelevantes da internet. Consequentemente, isso traz credibilidade e visibilidade à sua empresa.
Com o passar do tempo, a estratégia ganha ainda mais força, convertendo a relevância da marca obtida com o conteúdo, em visitas ao site e vendas ― o consumidor está sempre mais propenso a comprar de empresas nas quais confia.
Como produzir um conteúdo de qualidade para meu blog corporativo?
O primeiro passo é ter domínio dos conhecimentos sobre os temas a serem tratados. Além disso, a escrita do texto precisa ser impecável, tanto na coesão estrutural e coerência de ideias como na atenção à gramática.
A adequação à persona também precisa ser considerada: se a linguagem utilizada não atingir seu público, todo o esforço pode ir por água abaixo.
Não se esqueça de selecionar boas imagens, com especial atenção aos direitos autorais e à qualidade dos arquivos!
Uma alternativa eficaz é a contratação de agências especializadas em serviços de marketing de conteúdo, que oferecem um pacote completo, envolvendo o trabalho de ghost writers, publicitários e designers profissionais. Certamente, eles farão o melhor para entregar um blog corporativo de qualidade e credibilidade.
Neste post, você viu o que são blogs corporativos e qual sua importância enquanto estratégia de marketing digital, assim como as vantagens de criar um blog para sua empresa, e o passo a passo da criação de um conteúdo impecável. Aproveite nossas dicas e considere incluir um blog corporativo no seu plano estratégico!
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