Não é novidade que a internet se tornou fundamental para as empresas que desejam atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais.
A prova disso é que 47% dos consumidores com a acesso à rede realizam pesquisas online antes de comprar em uma loja física.
Desse modo, as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — conjunto de estratégias que têm o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de sites nos motores de busca — ganharam um papel importante na “caça” de melhores posições.
Contudo, apesar de ser um processo trabalhoso e levar um certo tempo para conquistar o topo do Google, o mais complicado é permanecer nas primeiras colocações.
A seguir, vamos mostrar aspectos importantes para manter seu site bem ranqueado. Confira!
Atente-se às mudanças dos algoritmos
Basicamente, quando uma busca é realizada, os algoritmos são as fórmulas responsáveis por transformar as perguntas em respostas para os usuários.
Frequentemente, o Google altera os algoritmos para melhorar a experiência do usuário. Ou seja, a cada atualização, o fator de ranqueamento pode ser mudado.
Por causa disso, é necessário ficar atento a essas mudanças para que sejam feitas as adaptações necessárias.
É muito comum uma página que estava bem colocada perder várias posições quando é realizada a troca de algum algoritmo.
Hoje, por exemplo, é fundamental que o site seja responsivo (se encaixe automaticamente em qualquer dispositivo móvel, como smartfones), já que a maior parte do acesso à internet é por meio do celular, quando, no passado, isso não era considerado.
Mensure os resultados
A internet dispõe de uma série de ferramentas, como o Google Analytics, que possibilitam a mensuração dos resultados.
Acompanhar essas informações é imprescindível para manter um site bem ranqueado nos motores de busca.
São elas que vão ajudar a esclarecer o que pode estar dando errado na sua estratégia de SEO, o que tem trazido resultados positivos e no que vale a pena continuar investindo.
Com a avaliação do desempenho das campanhas, é possível ter um “norte” para os próximos passos e, assim, ter um retorno muito mais assertivo.
Tenha sempre os objetivos bem definidos
O objetivo principal da maioria das empresas é estar no topo do Google, certo? Mas, além disso, há outros objetivos que podem ser conquistados em conjunto: aumentar o tráfego orgânico qualificado, o tempo médio do usuário na página, as conversões, entre outros.
O problema é que, muitas vezes, os objetivos não são bem definidos ou precisam ser alcançados todos de uma vez. E, infelizmente, é impossível ter bons resultados focando em tantos aspectos diferentes.
Portanto, determine muito bem o que deseja alcançar para traçar ações e estratégias bem delineadas, de forma que não prejudique (e que contribua) com a permanência do seu site nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Contrate uma agência especializada
Mencionamos no início do post que, mais complicado do que fazer seu site estar nas primeiras posições do Google, é mantê-lo bem ranqueado.
Para quem não tem muito conhecimento ou mesmo não tem tempo para trabalhar nesse processo, uma boa ideia é contar com uma agência especializada no assunto. Não estamos dizendo que é impossível que você consiga bons resultados sozinho, mas a verdade é que essa estratégia demanda planejamento, perseverança e conhecimento para utilizar as ferramentas adequadas.
Com profissionais do setor, o desenvolvimento e gerenciamento de campanhas são mais eficientes, aumentando as chances do seu site conquistar o topo nos motores de busca, e o melhor: mantê-lo bem posicionado.
Se você estiver precisando de ajuda para desenvolver e implementar soluções digitais, inclusive a otimização das técnicas de SEO, entre em contato conosco!