Nova Singular - Blog Tecnologia, Marketing e Inovação. Venha ser Singular
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato
Nova Singular - Blog Agência Digital Web Design Marketing
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato
Nova Singular - Blog Agência Digital Web Design Marketing
Home Dicas

Aplicativos nativos, web, ou híbridos: qual a melhor opção para o meu negócio?

Nova Singular por Nova Singular
23 de fevereiro de 2018
em Dicas
0
0
COMPARTILHAMENTO
232
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Segundo a Global Mobile Consumer Survey, realizada em 2016, o uso de smartphones no país cresceu 3,5 vezes em 4 anos — no mesmo ano, o aparelho já era utilizado por 62% dos brasileiros. O que números tão expressivos dizem? Para o empresário, é simples: é preciso estar na internet, mas também construir presença online com diferenciais interessantes. Como? Aplicativos nativos, web ou híbridos são boas opções.

Se você está tem dúvidas a respeito das particularidades, vantagens e desvantagens de cada modelo, encontrou o conteúdo certo! Neste post, você vai entender um pouco mais sobre as características de cada modelo e saber, de acordo com seus objetivos, qual é o mais adequado ao seu negócio.

Preparado? Vamos lá! Boa leitura!

Saiba por que você deve usar aplicativos

Os aplicativos despontam como a grande aposta das empresas para estreitar a proximidade com seus consumidores — sejam eles ativos ou potenciais.

Um estudo recente, por exemplo, apontou crescimento no número de downloads, aumento no tempo despendido em navegação de apps e alargamento do lucro gerado por transações via aplicativos. Sem dúvidas, o cenário é bastante promissor!

De modo a aproveitar as oportunidades geradas pela tecnologia mobile, os empresários precisam aprofundar seus conhecimentos no universo das aplicações. Um bom começo é partir da avaliação das modalidades disponíveis no mercado, ponderando qual delas é mais aderente às necessidades da empresa e tem mais potencial para contribuir no crescimento do negócio.

Você sabia que existem três formatos possíveis no desenvolvimento de um app? Aproveite esta leitura para conhecer mais detalhes!

Entenda os aplicativos nativos, web e híbridos

Agora que você já está convencido de que é necessário estar atento ao cenário mobile, é o momento de conhecer as particularidades dos formatos disponíveis (nativo, web ou híbrido) e de explorar as vantagens e as desvantagens de cada um.

Aplicativos nativos

A palavra “nativo”, quando empregada para caracterizar determinado aplicativo, diz respeito a um desenvolvimento realizado na linguagem própria do sistema operacional, seja ele Android (cerca de 84% do mercado) ou iOS (16% do mercado).

Ao ser baixado nas lojas oficiais (GooglePlay ou Apple Store), o app fica armazenado no aparelho, possui integração com recursos do celular (câmera e lista de contatos, por exemplo) e pode ser utilizado mesmo offline.

Por outro lado, o desenvolvimento nativo geralmente demanda um investimento maior — muito em função das exigências de cada linguagem operacional — e, antes da publicação, passa por uma análise criteriosa para obter a aprovação.

Aplicativos web

Os aplicativos web são construídos a partir de uma página na internet, ou seja: em essência, são endereços online que podem ser acessados, direta e rapidamente, por meio de um atalho fixado na tela inicial do dispositivo.

Em função dessa característica, não há como utilizar os apps web sem conexão de rede, e os recursos do aparelho (como GPS e câmera) não podem ser acessados pela aplicação.

Por fim, vale dizer que esse formato de app tem custo reduzido, se comparado à modalidade nativa, por exemplo. Além disso, a “instalação” do aplicativo não requer o uso de memória no celular — o que, em tempos de alto armazenamento de mídia, pode ser um diferencial bastante competitivo.

Aplicativos híbridos

Como o próprio termo sugere, o formato híbrido une os dois mundos: natividade e web. Trata-se, portanto, de um desenvolvimento que extrai características das duas modalidades, utilizando diversas linguagens operacionais.

Nesse modelo, o app pode ser facilmente baixado nas lojas oficiais e dispor dos recursos do dispositivo (tais como fotos e localização), mas também possibilita o acesso via internet, nos moldes dos aplicativos web.

No que se refere aos custos, o modelo híbrido fica exatamente no meio termo: ao demandar menos esforço de linguagens nativas, custa menos — contudo, o pouco que demanda o torna um pouco mais oneroso que o modelo totalmente online.

Pronto! Agora você já está preparado para diferenciar aplicativos nativos, web ou híbridos. O próximo passo é analisar a demanda da empresa (e as preferências do público-alvo) para ser capaz de utilizar a tecnologia mais estrategicamente.

O tema despertou seu interesse? Entre em contato com a Nova Singular e saiba como podemos ajudar nas aplicações do seu negócio!

Post Anterior

6 sinais de que sua empresa precisa de uma agência (urgentemente)

Próximo Post

Como uma agência ajuda você a manter o foco nos negócios?

Relacionados Posts

Dicas

Domine as tendências de mercado e prepare sua marca para 2025

9 de dezembro de 2024
Dicas

Videoconferência: 5 apps para utilizar na quarentena

4 de maio de 2020
Dicas

7 dicas para não ser enganado ou compartilhar fake news

1 de abril de 2020
Próximo Post

Como uma agência ajuda você a manter o foco nos negócios?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Redes Sociais

Mais Visualizadas

  • Aprenda como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulheres e sua importância no Marketing Digital

    4 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 0
  • 7 dicas para não ser enganado ou compartilhar fake news

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Afinal, como lidar com a reclamação de clientes insatisfeitos?

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Marketing online e offline: saiba como unir essas estratégias

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 0

Categorias

  • Dicas
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Mídia
  • Mobile
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • Sem Categoria
  • SEO
  • Tecnologia
  • Web

Avenida Maurílio Biagi 800
Salas 1408, 1409, 1410
Ed. Spasse Office
Ribeirão Preto/SP
Cep 14020-750

Home
Quem Somos
Tecnologia

Marketing
Inovação
Soluções

Cases
Blog
Contato

© 2022 Todos os direitos reservados por Nova Singular.

política de privacidade
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato