Compreender o comportamento do consumidor é muito importante para qualquer negócio que almeje o sucesso, o crescimento e a durabilidade em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
No mundo on-line, as empresas que começam a investir em Inbound Marketing precisam compreender como age seu público na Internet, que tipos de conteúdos ele gosta, que compras ele faz, quais redes sociais ele acessa, etc.
O que é Inbound Marketing e como ele se relaciona com o comportamento do consumidor?
O novo consumidor tem fácil acesso à informação, o que o torna muito mais empoderado. Hoje, ele sabe escolher e, muitas vezes, só compra após pesquisar e ter certeza do que ele precisa. Nesse cenário, o marketing deve buscar atrair o consumidor e não mais “interrompê-lo”.
É só analisar quantas vezes você mudou de canal para não ver a propaganda e quantas outras tantas você procurou sobre alguma informação, solução, produto ou serviço na internet.
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conceito que visa a atrair clientes por meio de publicação de conteúdos relevantes para os consumidores que buscam alguma solução para um problema ou a satisfação de algum anseio.
Diferentemente do marketing tradicional que “vai atrás” do cliente, nessa estratégia, é o próprio consumidor que encontra a empresa. Mas, para isso, é preciso entender em que estágio do Inbound ele está, para compreender o seu comportamento — que é diferente em cada fase.
Quais as etapas do Inbound?
Atração
Como o Inbound trabalha para buscar pessoas interessadas em determinada solução, a primeira etapa tem que ser “atrair”. Nessa fase, a empresa quer gerar mais tráfego para seu site, transformando pessoas que não conhecem a marca em visitantes.
Conversão
O segundo momento é quando a empresa deve manter um relacionamento com esse visitante. Nessa fase, é preciso coletar dados desse consumidor por meio de páginas de conversão.
Relacionamento
A continuidade do relacionamento com o cliente ocorre após conseguir os dados para contato. Nessa fase, já é possível desenvolver um conteúdo ainda mais personalizado para o consumidor. Para ganhar credibilidade, é necessário nutrir seus leads com informações interessantes.
Venda
Após a nutrição de leads, haverá um aumento de demanda e oportunidades de conversão em vendas. É chegada a hora de oferecer seu produto ou serviço para um consumidor realmente interessado na oferta.
Análise
Por fim, na etapa de avaliação de resultados, estuda-se o que deu certo e o que pode ser melhorado, assim como o comportamento do consumidor em relação às ações de Inbound.
Assim, sabendo que o comportamento do consumidor mudou, o marketing deve moldar suas estratégias de modo a atraí-lo da maneira correta. Há um lado muito positivo nesse novo cenário, pois, com o auxílio do Inbound Marketing, as empresas conseguem encontrar o consumidor certo gastando menos do que se costuma gastar em mídias tradicionais. É estabelecida uma relação em que ambas as partes ganham.
Se você gostou deste post sobre comportamento do consumidor on-line, então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas novidades: estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Google Plus!