Nos dias de hoje, ter uma forte presença online é vital para o sucesso de uma marca. Entre tantas possibilidades de negócios, as redes sociais se destacam cada vez mais. Sai na frente quem entende a forma correta de utilizar esses canais.
Nesse contexto, um dos principais aspectos a serem observados é o constante uso dos dispositivos móveis. O smartphone tornou-se praticamente uma extensão do corpo das pessoas e os aplicativos passaram a fazer parte de suas rotinas. Portanto, visando ser bem-sucedido, é preciso investir em novos conhecimentos, habilidades e atitudes nessa área.
Já parou para pensar nas oportunidades que surgem em redes e ferramentas como Messenger, Google Meu Negócio, Waze Ads e tantas outras? Neste artigo, preparamos uma seleção com alguns dos apps mais usados. Nele, vamos ressaltar como eles podem ajudar sua empresa. Confira!
O Instagram é uma rede que se tornou a queridinha das marcas. Com mais de 700 milhões de usuários ativos no mundo, a mídia é uma poderosa ferramenta de marketing, permitindo uma eficiente divulgação de todo tipo de comércio.
Por meio do uso estratégico das hashtags — tanto no feed quanto na função stories —, a rede oferece um alto poder de segmentação e de engajamento. Além disso, uma das novidades mais relevantes é o recurso de efetuar vendas diretamente no app (inclusive, sendo possível realizar pagamentos dentro do próprio aplicativo).
Outra ótima novidade anunciada na F8 — conferência anual do Facebook — é que o Instagram permitirá que os negócios criem filtros de realidade aumentada. O app também trará integrações com Spotify e GoPro e levará chamadas por vídeo para as mensagens privadas. Por fim, vale destacar o recurso Instagram Insights, que é a plataforma de mensuração de dados do app exclusiva para perfis comerciais.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para todos os negócios. Se você é dono de uma pizzaria, por exemplo, e um cliente em potencial que está próximo do seu estabelecimento busca algo para comer no Google, o aplicativo certamente o ajudará a ser encontrado.
Uma dica interessante é que, pelo app, você pode responder comentários dos consumidores e postar fotos, mostrando aquilo que você faz. Segundo o Google, marcas que colocam fotos recebem mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e mais cliques de acesso ao site da empresa.
Para compreender como seu negócio é alcançado, a ferramenta traz vários insights. Você recebe um relatório mensal, indicando, por exemplo, quantas pessoas viram sua empresa no Google e o número de solicitações de informações sobre como chegar.
Embora o LinkedIn não seja tão popular quanto o Instagram, a ferramenta vem crescendo muito entre os brasileiros. Com a chancela de ser a maior rede profissional do mundo, é perfeita, por exemplo, para construir networking, contratar e, claro, reforçar uma marca e melhorar a sua reputação.
A plataforma vem apresentando muitas novidades que a estão deixando mais social. Atualmente, é possível postar vídeos diretamente do LinkedIn, sem a necessidade de utilizar URLs de plataformas como o YouTube.
Também é viável adicionar múltiplas imagens em uma única publicação. Além disso, por meio do painel de configurações da publicação, a rede permite que você gerencie os comentários, desativando-os em qualquer um dos seus posts.
Você tem aplicado ações como essas no dia a dia da sua empresa? É claro que, entre os apps mais usados, poderíamos citar muitos outros. De qualquer maneira, o que é preciso ter sempre em mente é que essas ferramentas podem se tornar verdadeiras minas de ouro para a sua organização.
Por isso, mesmo que você não tenha muito conhecimento, baixe os aplicativos e explore-os profundamente com o auxílio de artigos, de vídeos e de cases de sucesso. Faça experiências, erre e acerte. Com tanta informação e conhecimento disponíveis, não é difícil se tornar um expert e construir uma estratégia totalmente diferenciada dos seus concorrentes.
Se você chegou até aqui e gostou de ler sobre como os apps mais usados em smartphones podem oferecer ótimas oportunidades de marketing, recomendamos fortemente que também fique por dentro de 3 tendências de mobile marketing que não podem ser ignoradas.