Técnicas de SEO: por que são importantes e como aplicá-las?

Técnicas de SEO: por que são importantes e como aplicá-las?

Utilizar técnicas de SEO é o objetivo de diversas empresas e seus departamentos de marketing. Porém, muitos profissionais ainda não conseguem entender como utilizá-las corretamente e quais os pontos que devem ser priorizados.

Para ajudá-lo, neste artigo demonstraremos qual é a importância de saber utilizá-las e como implementar em seu site e também conteúdo produzido. Boa leitura!

Por que é importante?

SEO (Search Engine Optimization) pode ser definido como um conjunto de práticas que visa otimizar o site para ser melhor encontrado e classificado pelos motores de busca como Google, Bing e Yahoo.

Para que as páginas de seu site possam estar o mais próximo possível das primeiras colocações para uma determinada busca é necessário se adequar aos parâmetros utilizados.

Tal adequação garante mais tráfego para o website. Além disso, poderá reduzir custos com tráfego pago (links patrocinados), uma vez que a página será encontrada facilmente pelos motores de busca.

Quais são as melhores técnicas de SEO?

Para início de conversa, a melhor prática será sempre o bom conteúdo. Devemos entender o quanto antes que não há uma cartilha que fará um site ruim ser o primeiro colocado nas buscas do Google. Para conseguir boas colocações de maneira saudável você precisará produzir com qualidade.

As diversas práticas existentes — incluindo as que serão listadas abaixo — servirão para auxiliar os motores de busca a entenderem o seu site da melhor maneira. Então, em primeiro lugar, tenha um bom conteúdo.

Outras formas de otimizar seu site e conteúdo são:

  • produção específica para seu público-alvo com base em pesquisas;
  • ficar atento às tags HTML. Utilize <H1> para o título da sua página, <H2> para os termos mais importantes e <H3> para os assuntos secundários ou sub-tópicos;
  • Utilizar descrição e texto alternativo para suas imagens. A prática auxiliará os motores de busca a entenderem o assunto da sua figura e indexarem na busca de imagens;
  • citar outros artigos. Ao elaborar um texto, faça links para informações encontradas em outro site. Sistemas de buscas entendem que sua empresa pesquisou antes de produzir e assim possui maiores chances de ter qualidade;
  • citar seus próprios artigos para aumentar o tempo do visitante na página e indicar para os buscadores quais são as páginas mais importantes;
  • ter um site responsivo — isso significa que seu site será adaptado para os diferentes tipos de tela (incluindo tablets e smartphones);
  • criar uma rede de links. Convide e seja convidado para publicar em outras páginas com artigos relevantes;
  • fazer descrição de todas as páginas — ainda que não interfira diretamente em sua colocação, atrairá o internauta ao seu site.

Quais são os principais erros?

Os principais erros encontrados são a falta de qualidade da página e a tentativa de obter resultado apenas com as técnicas, mas sem conteúdo.

Veja outros erros:

  • utilizar palavras-chave apenas para ser encontrado pelos motores de busca, mesmo quando os termos escolhidos não são relacionados com a página;
  • copiar artigos de outras páginas, principalmente sem dar os devidos créditos;
  • ter conteúdo com muitos desvios gramaticais e postagens mal formatadas;
  • ter páginas lentas e não responsivas;
  • hospedar o site em servidores com arquivos duvidosos.

Aventurar-se no mundo do SEO é uma viagem sem volta e a longo prazo. Lembre-se, porém, que a prática mais interessante para os buscadores é levar conteúdo de qualidade e relevante para seus usuários.

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