Sua empresa não tem um setor dedicado exclusivamente ao marketing, não existe uma interação com o cliente e, para completar, o orçamento para publicidade é bastante limitado. Então você se pergunta: é possível fazer alguma coisa?
A resposta é sim! E tudo depende das estratégias.
Se você não tem muita experiência com esse universo do marketing, não se preocupe!
Estamos aqui para isso. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Entenda um pouco mais sobre o marketing digital
Atualmente fala-se muito em marketing digital como um modelo democrático, que oferece diversas alternativas e oportunidades para que empresas de todos os portes possam apresentar seus produtos, fortalecer suas marcas e se destacar no mercado.
A dinâmica do mundo virtual e a crescente utilização de serviços digitais tornaram essa modalidade de marketing uma das maiores aliadas das empresas.
Sabendo disso, você pode acionar estratégias de marketing digital para melhorar a presença on-line da sua empresa, atingir novos clientes e expandir suas operações.
Tudo isso pode ser feito de maneira ágil e fácil, por meio das redes sociais. Hoje, esse tipo de mídia é capaz de atingir milhões de pessoas de diversos perfis. Para obter melhores resultados, como dissemos no início deste post, é necessário ser estratégico ao determinar as melhores redes sociais para o seu negócio.
Escolha a rede social onde o seu público está presente
Esse será o ponto-chave da sua estratégia, afinal, marketing eficiente é aquele que atinge as pessoas certas na hora e no lugar certos, trazendo os melhores resultados. Contudo, como sabemos, existem diversas redes sociais atualmente, cada uma com as suas peculiaridades e, principalmente, públicos diferentes.
O LinkedIn, por exemplo, é uma rede mais profissional, na qual há pouco espaço para estratégias informais. Por outro lado, o Instagram já é mais democrático e popular, contendo diferentes tipos de públicos, assim como o Twitter — que tem o diferencial de possuir um limite menor de caracteres, o que restringe um pouco o tipo de publicação. Já no Facebook, o que predomina são os usuários acima de 45 anos.
O que queremos mostrar é que todas essas características devem ser consideradas na hora de planejar o marketing da sua empresa.
Não é necessário estar presente em todas as redes sociais
Marketing é direcionamento e precisão. Por isso, não é necessário que a sua empresa esteja presente em todas as redes sociais. Como vimos, algumas características particulares da plataforma podem não atender às necessidades do seu público.
Além disso, os usuários de uma determinada rede social podem ser totalmente diferentes dos das outras. Assim, a dica é que você identifique em quais redes sociais os seus potenciais clientes estão em maior percentual e, a partir daí, comece a trabalhar para chamar a atenção deles para o seu negócio.
Para isso é essencial analisar o comportamento do seu público e traçar um perfil do provável consumidor dos seus produtos e/ou serviços.
Por exemplo, se a sua empresa lida com um perfil mais empresarial, no qual muitas pessoas são mais velhas e experientes, talvez o LinkedIn seja uma alternativa interessante para buscar seus clientes. Mas, se a sua marca identifica um perfil de clientes mais movimentados e antenados com o mundo, que gostam de consumir informação, o Instagram pode ser a plataforma ideal.
As redes sociais podem ser um terreno fértil para fortalecer sua empresa no mercado. Como vimos, basta apenas direcionar os esforços e agir estrategicamente. Agora é com você!
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