Você sabia que mais de 60% da população que tem acesso à internet no país utiliza pelo menos uma rede social?
Então, é fundamental criar diversos canais para divulgar conteúdos e ficar mais próximo do seu público. A utilização de rede social para negócios tem grande importância e é capaz de dar ótimos resultados para a sua estratégia.
Veja algumas dicas para usar as redes sociais de maneira correta nas estratégias do seu negócio!
- Saiba quais são as redes sociais mais relevantes para o seu público
A escolha das redes sociais em que sua empresa estará presente deve estar alinhada à persona. Para uma companhia que trabalha com corporações, é mais aconselhável o uso do LinkedIn, por exemplo, pois a possibilidade de encontrar seu público por lá é maior.
O mais importante é estar onde o seu público estiver para não perder um tempo precioso em uma rede social que provavelmente não dará retorno. Portanto, estude e entenda o seu público antes de tomar qualquer decisão.
- Faça um planejamento detalhado
De nada adianta fazer publicações aleatórias ou deixar para planejar ações em cima da hora.
Ter um cronograma de publicações é fundamental para organizar cada detalhe da ação. Elas podem ser diárias, semanais, mensais ou no período que a equipe decidir e que seja mais conveniente para a estratégia adotada.
Programas de automação são grandes aliados nesse quesito, já que é possível deixar todas as publicações agendadas para que sejam postadas nas datas e nos horários definidos por você.
- Interaja com o público nas redes sociais
Já passou da época em que as marcas utilizavam as redes sociais somente para postar seus conteúdos e mantinham uma relação distante com os clientes. Agora, é muito comum ver empresas respondendo seus seguidores e usando essas mídias como SAC 2.0.
Desde que seja feita com moderação e siga o perfil da empresa, toda interação é válida. Construir um relacionamento próximo com o público por meio das redes sociais é benéfico e mostra resultados positivos em marcas que adotam o método.
- Publique conteúdos relevantes
Essa é uma das dicas mais importantes. Se o conteúdo das suas postagens não for de qualidade e relevância para a persona, todo o trabalho será em vão. Assuntos abordados de formas com certeza serão muito bem recebidas pelo público.
Ajustar o conteúdo para cada plataforma é outro ponto fundamental, pois cada uma funciona de uma maneira. Além disso, adequar o formato é essencial para que suas publicações consigam engajar mais e até mesmo viralizar.
- Utilize imagens de impacto
As imagens utilizadas nas postagens chamam a atenção quando você faz uma nova publicação. Elas podem aumentar o engajamento do público e estimular para que seus seguidores interajam mais.
Use outros formatos além das imagens que sejam atraentes, como:
- vídeos;
- gifs;
- infográficos.
As estratégias e técnicas de rede social para negócios precisam ser monitoradas para que você entenda o que seu público gosta mais. A melhor maneira para fazer isso é com a análise de métricas. Porém, muito cuidado com os números de vaidade, como curtidas e visitas nas páginas, pois eles tendem a enganar.
Sua empresa já segue as dicas deste post? Conte nos comentários!