As redes sociais integram a maioria das estratégias de marketing da atualidade. Não era para ser diferente: boa parte dos usuários utiliza essas plataformas como principal fonte de informações na internet.
Para garantir que a sua marca tenha uma presença eficiente nas redes sociais, é necessária uma atuação bastante estratégica nelas. Não se trata apenas de publicar conteúdo sem o devido planejamento e contar com a sorte. É preciso olhar para os números certos.
Você não deve se limitar só a medir curtidas e compartilhamentos. Existem várias métricas de redes sociais que ajudam a apontar os rumos que a sua campanha tem que seguir.
Confira a seguir as principais métricas de redes sociais que você precisa acompanhar!
Alcance
Como o próprio nome sugere, essa métrica diz respeito ao número de pessoas atingidas pelo seu conteúdo. Na maioria das redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, o alcance é impulsionado conforme um post recebe mais engajamento.
Neste ponto, podemos fazer a distinção entre alcance orgânico e pago. Enquanto o primeiro é obtido de maneira natural, o segundo se refere ao impacto causado a partir de investimento financeiro em mídia.
Engajamento
Uma das principais métricas de redes sociais, o engajamento é o que dá vida ao conteúdo. Ele serve como um termômetro para as suas publicações e para a marca como um todo. O indicador significa curtidas, comentários, compartilhamentos e vários outros tipos de interação.
Buscar engajamento é uma questão de conhecer bem o perfil do seu público-alvo e desenvolver um conteúdo que gere identificação junto a ele. Uma taxa de engajamento baixa deve representar um alerta à sua equipe, sendo necessário reformular a estratégia o quanto antes.
Visualizações de vídeo
O suporte à publicação de vídeos é uma necessidade na maioria das redes sociais da atualidade, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e principalmente o TikTok. Portanto, faz muito sentido monitorar a visibilidade desse tipo de conteúdo nas plataformas em que a sua empresa está presente.
É importante ir além de apenas conferir as visualizações, e tentar entender o comportamento do público ao reproduzir um vídeo seu. Observe quantos segundos ou minutos ele costuma assistir, a proporção de pessoas que assistem até o final, quais ações costumam executar após sair do vídeo etc.
Tráfego gerado
As redes sociais são poderosas geradoras de tráfego para sites e isso deve integrar a sua estratégia. A partir da publicação de links, é possível direcionar seu público para landing pages e outras páginas, conforme os seus objetivos.
Dessa forma, é importante observar as métricas de redes sociais associadas a essa geração de tráfego. Se essas plataformas não estão cumprindo tal papel, é necessário reavaliar o planejamento implementado.
Conversão
Toda campanha de marketing nas redes sociais deve ter um objetivo. A partir dele, é determinado o que é conversão. O seu foco deve ficar em criar conteúdo que direcione o seu público até esse fim, que pode ser desde a marcação de uma consultoria, até a compra de um produto.
Essa é uma das métricas que precisam ser analisadas de perto, para que seja possível perceber a real performance das suas iniciativas nessas plataformas.
Ao acompanhar cada uma dessas métricas de redes sociais, você será capaz de saber com precisão como anda a eficiência das suas ações nessas plataformas. Elas são bastante poderosas, mas somente quando uma estratégia robusta é implementada. Ao observar os números certos, você consegue tomar decisões mais estratégicas e enxergar novas oportunidades todos os dias.
Aproveite que o assunto são as redes sociais para nos seguir no TikTok, Facebook e Instagram!