Trabalhar para o crescimento constante da sua empresa, garantindo os melhores resultados, é uma tarefa intensa. Afinal, como entender quais setores precisam de novas estratégias? Que posicionamento e técnicas são mais adequados? Existem muitos recursos para medir a produtividade do seu negócio, como fazer benchmarking, por exemplo.
Essa estratégia atualiza as informações sobre seu nicho de mercado e usa esse ponto para promover a melhoria contínua. Se você tem interesse em aprender com os erros e acertos da concorrência e otimizar a sua estratégia, continue lendo. Você entenderá o que é benchmarking, como ele impacta nos seus negócios e como implementá-lo na sua empresa. Vamos lá!
O que é benchmarking?
Essa palavra pode ser traduzida como referência, comparação. Para as empresas, a técnica é usada para entender como os processos da concorrência (como produção e logística) podem otimizar a sua rotina. No marketing, o benchmarking analisa como está o mercado e quais novidades têm funcionado.
Talvez você esteja pensando se benchmarking não seria uma prática de espionagem. A resposta é não. Enquanto, na espionagem, informações confidenciais são capturadas de forma não autorizada, fazer benchmarking é estudar o sucesso (ou o fracasso) de empresas que você considera referência no seu segmento, para descobrir qual o diferencial.
Qual a importância do benchmarking para a sua empresa?
Quando você usa essa técnica, o foco voltará para seu negócio. O benchmarking serve para entender como a sua marca está posicionada e de que maneira ela pode otimizar seus resultados. Por exemplo, se você usa inbound marketing, saber os assuntos e a frequência de publicação de conteúdo da concorrência é uma informação valiosa.
Algumas vantagens que você consegue ao fazer benchmarking são:
- aprender com empresas que são referências no seu nicho de mercado;
- conseguir atalhos para o crescimento da sua marca, evitando os mesmos erros que você identificar;
- ter uma perspectiva das tendências de mercado e inovações que funcionam melhor;
- entender os processos da sua empresa e quais os pontos precisam ser trabalhados;
- escolher ferramentas e desenvolver técnicas para obter melhores resultados.
Como fazer benchmarking?
Apesar de ser uma prática simples, é interessante um olhar profissional na hora de fazer benchmarking. Conte com a ajuda de uma agência digital para desenvolver a estratégia. Caso você trabalhe apenas com equipe interna, eleja um responsável e pesquise quais ferramentas vocês precisarão contratar. Confira, agora, alguns passos para implementar o benchmarking:
Quais aspectos você deseja melhorar?
Primeiro tenha clareza do objetivo da sua pesquisa. Caso você esteja interessado em otimizar a lembrança de marca, por exemplo, o engajamento nas redes sociais é fundamental. Assim você saberá quais empresas interessam para o seu benchmarking e quais não.
Quem são seus concorrentes?
Faça um levantamento da sua concorrência direta e indireta. Se você fizer uma pesquisa com as palavras-chave que seu site pretende rankear, por exemplo, e encontrar negócios de outro ramo entre os primeiros resultados, estes estão disputando o tráfego orgânico com o seu negócio. Escolha de 3 a 5 empresas para analisar.
Quais KPIs serão usados?
Os KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores-chave de performance, são as métricas que você acompanhará para entender a performance das outras empresas e comparar com a sua. Documente o que será medido e qual o período, ficando atento para não ter falsos resultados devido à sazonalidade. Escolha as ferramentas que serão usadas para coleta de dados.
O que analisar?
Agora que você já reuniu as informações necessárias, é hora de comparar seu desempenho com o das outras empresas. Assim é possível rastrear as estratégias com melhor conversão. Algumas características para aprender no benchmarking:
- observe o posicionamento de marca;
- analise os canais utilizados;
- aprenda com a interação com clientes.
Viu como fazer benchmarking é uma forma de criar atalhos para o crescimento da sua empresa, promovendo a melhoria contínua para o seu negócio? Lembre-se de que essa análise atualiza você para as tendências de mercado que estão funcionando e possibilita a compreensão da sua concorrência direta e indireta.
Como você conferiu, mesmo que uma agência digital potencialize esse raio X do mercado, você pode fazer o benchmarking com sua equipe interna.
Recomendamos que você reflita sobre contratar uma agência ou especializar sua equipe e implemente essa estratégia já!