O Instagram vem aumentando sua popularidade e também oferece cada vez mais opções de customização para o usuário.Para obter retorno com marketing no Instagram, é preciso, contudo, utilizar estratégias eficazes e bem planejadas. Para aprender algumas delas, fique atento às dicas a seguir!
Defina um calendário de postagens
A primeira lição — e mais importante —, para um bom marketing no Instagram, é planejar com cuidado que tipo de conteúdo sua empresa vai oferecer para o público.
Fique por dentro dos assuntos mais falados e insira sua marca de forma natural nos posts, escolhendo os temas que tenham a ver com a empresa e com o seu público. Além disso, a frequência de postagens e a linguagem usada também fazem toda a diferença na hora de fidelizar seus seguidores.
Use hashtags
Se o seu interesse é atingir um público qualificado e cada vez maior, usar hashtags de forma inteligente é uma excelente estratégia de marketing para o Instagram.
O recurso permite taguear conteúdos semelhantes e melhorar a experiência do usuário do aplicativo. Informações do próprio Instagram revelam que a utilização de, pelo menos, uma hashtag nas suas postagens pode aumentar o interesse do usuário em quase 13%!
Não se esqueça da localização
Outra estratégia importante para um marketing efetivo no Instagram é sempre identificar a localização nas suas postagens. Isso otimiza a comunicação com os usuários que estão próximos, gerando maior identificação e fidelização. O relatório de resultados da própria plataforma mostrou que posts com geolocalização alcançam quase 80% mais engajamento.
Abuse dos vídeos
A utilização de recursos audiovisuais no Instagram vem trazendo resultados super positivos para as marcas. Uma das explicações é que eles tornam a comunicação mais fluida e permitem um contato mais próximo com o público jovem.
As lives — vídeos ao vivo — são uma decorrência dessa estratégia e garantem uma naturalidade ainda maio pois não há cortes nem edições. Outro benefício é que todos os seus seguidores recebem uma notificação quando o vídeo se inicia, aumentando o alcance.
Entre na onda do Instagram Stories
O compartilhamento de fotos e vídeos que ficam disponíveis por apenas 24 horas passou de uma funcionalidade de entretenimento para uma grande aliada quando o assunto é marketing no Instagram.
Recentemente, a plataforma incluiu os Highlights, recursos em que é possível salvar stories por mais tempo, e mais recentemente ainda, incluiu o uso de hashtags no Instagram Stories possibilitando uma estratégia ainda mais duradoura e direcionada ao público-alvo.
Aposte no poder dos digital influencers
Os influenciadores digitais são usuários que possuem uma comunicação diferenciada e chamam a atenção do público. Atentas a essa tendência, as marcas utilizam a popularidade deles para inserir nas fotos e vídeos informações sobre seus produtos e serviços.
Essa é, sem dúvida, uma estratégia efetiva e muito utilizada de marketing no Instagram, pois gera resultados positivos e engajamento em maior escala.
Invista em anúncios
De forma parecida com as demais redes sociais, o Instagram também disponibiliza, para as empresas, a ferramenta de anúncios pagos. Trata-se de postagens direcionadas a usuários, fora da rede de seguidores da marca, que ajudam a aumentar o alcance das estratégias.
Através do Instagram Ads é possível identificar e segmentar os usuários que tenham interesses próximos aos desejados pela marca, assim os anúncios são exibidos diretamente para essas pessoas.
Outro benefício do marketing no Instagram é que existe a possibilidade de inserção de links que podem ir direto para o seu site ou loja virtual, o que auxilia a estratégia de vendas.
Agora que você já sabe como desenvolver sua estratégia de marketing no Instagram, entenda um pouco sobre o comportamento do consumidor online.