Uma grande vantagem do e-commerce se comparado às lojas físicas é a possibilidade de testar variáveis e analisar a influência nas vendas. No site ou em outro domínio da empresa, é muito interessante fazer testes A/B para encontrar as melhores práticas e, assim, otimizar os recursos. Porém, é preciso conhecimento para ter bons resultados.
Por isso, criamos este artigo em que mostraremos o conceito dos testes A/B e como você deve utilizá-los da melhor forma. Confira!
O que são testes A/B?
Cada empresa tem um público diferente e, por isso, apresentam respostas diferentes a cada estímulo. Não é porque uma certa estratégia deu certo em um negócio que o mesmo resultado será obtido em outro público-alvo.
Nesse sentido, é preciso criar testes e validar aquilo que realmente gera resultados, otimizando os seus recursos. Um dos métodos mais interessantes e utilizados é o que chamamos de testes A/B.
Os testes A/B consistem em dividir o tráfego no site, criando duas páginas com o mesmo conteúdo, mas com alguns ajustes, como uma imagem ou a chamada para ação. Assim, as taxas de conversão são comparadas e você consegue ter uma visão do que é melhor para o seu negócio.
Por que fazer esses testes?
Os testes A/B comprovam exatamente o que gera melhores resultados para a sua empresa, sem achismos ou crenças. Você compara dois elementos e tem o resultado concreto.
Às vezes uma simples mudança nas suas páginas pode gerar uma enorme diferença nos resultados, trazendo mais vendas e lucratividade ao empreendimento.
Esses testes podem ser feitos em diversos canais de comunicação da marca, seja nas páginas dentro do site, em anúncios patrocinados, e-mail marketing ou nas postagens das redes sociais.
Quais são os prejuízos em fazer os testes A/B de forma incorreta?
Por mais que pareça fácil fazer testes A/B, eles não são! Se forem feitos de maneira incorreta os resultados podem ser bem impactantes, de forma negativa.
É preciso ter um conhecimento prévio sobre o que pode realmente gerar alterações nas taxas de conversão, o fluxo de visitantes necessário, criar um acompanhamento das métricas, além de saber o momento certo de começar e interromper os testes.
Por isso, é recomendado contar com a ajuda de especialistas nesse trabalho para obter o máximo de retorno. Caso contrário, sua empresa pode interpretar mal os resultados e direcionar seus recursos para o que não é benéfico, que não gera os resultados esperados.
Além disso, é preciso saber como funcionam os testes, a necessidade de se verificar apenas uma variável por vez, o tempo necessário.
Se a estratégia não for bem trabalhada, além de perder um tempo valioso, os investimentos e as oportunidades de mercado também serão desperdiçados. A taxa de conversão pode reduzir bastante e impactar nas vendas.
Por isso, saiba que os testes A/B são importantes ferramentas que devem ser utilizadas no seu negócio para promover uma melhor taxa de conversão, aumentando as vendas e otimizando os recursos disponíveis. Porém, é indicado contar com a ajuda de especialistas para garantir o sucesso do trabalho.
E então, vamos fazer testes A/B no seu negócio e gerar mais lucro? Entre em contato conosco e poderemos ajudar você!