Nova Singular - Blog Tecnologia, Marketing e Inovação. Venha ser Singular
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato
Nova Singular - Blog Agência Digital Web Design Marketing
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato
Nova Singular - Blog Agência Digital Web Design Marketing
Home Dicas

Entenda a importância da experiência do usuário na estratégia de marketing

Nova Singular por Nova Singular
22 de dezembro de 2017
em Dicas
0
0
COMPARTILHAMENTO
1.2k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O conceito de experiência do usuário, no marketing, tem se tornado cada vez mais importante, ao passo que o acesso à informação e à tecnologia tornam os consumidores mais seletivos.

Dessa forma, é importante que a marca faça seus potenciais usuários sentirem-se atraídos e satisfeitos para que venham a consumir o que ela oferece.

Mas, afinal, o que significa a expressão “experiência do usuário” e de que maneira é possível aplicá-la? Que diferença isso fará para uma estratégia de marketing? Temos as respostas para você!

O que é experiência do usuário (UX)?

Experiência do usuário, ou User Experience (UX), é o conjunto dos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao fazer uso de um produto ou serviço.

Geralmente, ela está ligada à usabilidade, à interface, ao design e aos aspectos sensoriais; porém, não se resume a eles.

A experiência do usuário consiste no conjunto de todos esses aspectos e na forma como são organizados para proporcionar uma experiência agradável a cada vez que se consome um produto/serviço.

Conveniência, facilidade, atração, encantamento e conexão são alguns conceitos consideráveis para construir uma boa experiência do usuário.

Qual a relação entre experiência do usuário e marketing?

Convencionalmente, a experiência do usuário é mais afeita ao desenvolvimento de produto do que ao marketing. Mas, em um mercado que está sempre evoluindo e buscando inovar, não devemos nos preocupar muito em ficarmos presos ao convencional, não é mesmo?

Exatamente por isso, as pessoas têm percebido que a satisfação do usuário não é algo que deve ser priorizado somente quando ele toma a decisão de consumir o produto ou serviço, mas, sim, desde o início do seu relacionamento com a marca, quando ainda está sendo apresentado a ela.

Assim, a experiência do usuário tem sido bastante considerada nas estratégias de marketing; tanto que hoje já se fala até em “marketing de experiência”, uma forma de marketing na qual a experiência do usuário é vista como ponto-chave para a decisão do consumidor no processo de venda.

Qual a importância da experiência do usuário?

A oferta de conteúdo, produtos e serviços tem crescido. A tendência é que continue, devido às facilidades que a tecnologia e a democratização da informação têm trazido.

Com isso, consumidores ficam cada vez mais exigentes. Mesmo os melhores produtos e serviços precisam ser apresentados de forma extremamente atraente e interessante para que as pessoas optem por ele, em detrimento a tantos outros oferecidos pelo mercado.

Philip Kotler, considerado pai do marketing, diz no livro “Marketing 4.0” que “no futuro, será ainda mais difícil transmitir uma mensagem de marca. A atenção do consumidor será escassa. Assim, somente marcas com fatores UAU! (a expressão de satisfação máxima de um cliente) serão consideradas dignas de serem ouvidas e defendidas por eles“.

Nesse contexto, a experiência do usuário certamente traz um diferencial para conquistar a atenção do indivíduo e encantá-lo, convertendo-o em cliente e defensor da marca.

Quais aspectos de marketing podem ser melhorados?

A ideia da experiência do usuário pode ser aplicada em vários pontos da estratégia de marketing, como:

  1. design, criando uma aparência agradável, com as cores certas para a melhor visualização, fonte confortável para a leitura, design gráfico apropriado para o público alvo etc;
  2. usabilidade, com um site de uso intuitivo e ferramentas fáceis de serem usadas, evitando irritar o cliente com recursos que não funcionam ou páginas que demoram para carregar;
  3. conteúdo, oferecendo conteúdos relevantes e interessantes para conectar-se com a audiência nos pontos pelos quais ela se interessa, mantendo-a engajada e interessada em acompanhar as ações da marca;
  4. interação, proporcionando comunicação on-line da marca com o cliente para que ele se sinta ouvido e perceba-se como importante para a marca;
  5. versão mobile, evitando a evasão do cliente quando acessa o site da marca por meio do celular e percebe que a visualização não é adequada para aquele tipo de dispositivo.

Esses são apenas alguns exemplos! Com criatividade e um bom planejamento, a experiência do usuário é um conceito que pode ser aplicado de várias outras maneiras na estratégia de marketing. Siga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e Google Plus para acompanhar nosso conteúdo e seguir aprendendo sobre marketing, marketing digital e as principais ideias e novidades, como as que você leu neste texto!

Post Anterior

Como se manter bem colocado nos motores de busca?

Próximo Post

Entenda como a sua empresa pode aprender com o seu cliente

Relacionados Posts

Dicas

Domine as tendências de mercado e prepare sua marca para 2025

9 de dezembro de 2024
Dicas

Videoconferência: 5 apps para utilizar na quarentena

4 de maio de 2020
Dicas

7 dicas para não ser enganado ou compartilhar fake news

1 de abril de 2020
Próximo Post

Entenda como a sua empresa pode aprender com o seu cliente

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados

Redes Sociais

Mais Visualizadas

  • Aprenda como fazer um planejamento anual de marketing em 4 passos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mulheres e sua importância no Marketing Digital

    4 Compartilhamentos
    Compartilhar 4 Tweet 0
  • 7 dicas para não ser enganado ou compartilhar fake news

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Afinal, como lidar com a reclamação de clientes insatisfeitos?

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Marketing online e offline: saiba como unir essas estratégias

    9 Compartilhamentos
    Compartilhar 9 Tweet 0

Categorias

  • Dicas
  • Marketing
  • Marketing Digital
  • Mídia
  • Mobile
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • Sem Categoria
  • SEO
  • Tecnologia
  • Web

Avenida Maurílio Biagi 800
Salas 1408, 1409, 1410
Ed. Spasse Office
Ribeirão Preto/SP
Cep 14020-750

Home
Quem Somos
Tecnologia

Marketing
Inovação
Soluções

Cases
Blog
Contato

© 2022 Todos os direitos reservados por Nova Singular.

política de privacidade
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agência
    • Quem Somos
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Inovação
  • Soluções
  • Cases
  • Blog
  • Contato