O conceito de experiência do usuário, no marketing, tem se tornado cada vez mais importante, ao passo que o acesso à informação e à tecnologia tornam os consumidores mais seletivos.
Dessa forma, é importante que a marca faça seus potenciais usuários sentirem-se atraídos e satisfeitos para que venham a consumir o que ela oferece.
Mas, afinal, o que significa a expressão “experiência do usuário” e de que maneira é possível aplicá-la? Que diferença isso fará para uma estratégia de marketing? Temos as respostas para você!
O que é experiência do usuário (UX)?
Experiência do usuário, ou User Experience (UX), é o conjunto dos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao fazer uso de um produto ou serviço.
Geralmente, ela está ligada à usabilidade, à interface, ao design e aos aspectos sensoriais; porém, não se resume a eles.
A experiência do usuário consiste no conjunto de todos esses aspectos e na forma como são organizados para proporcionar uma experiência agradável a cada vez que se consome um produto/serviço.
Conveniência, facilidade, atração, encantamento e conexão são alguns conceitos consideráveis para construir uma boa experiência do usuário.
Qual a relação entre experiência do usuário e marketing?
Convencionalmente, a experiência do usuário é mais afeita ao desenvolvimento de produto do que ao marketing. Mas, em um mercado que está sempre evoluindo e buscando inovar, não devemos nos preocupar muito em ficarmos presos ao convencional, não é mesmo?
Exatamente por isso, as pessoas têm percebido que a satisfação do usuário não é algo que deve ser priorizado somente quando ele toma a decisão de consumir o produto ou serviço, mas, sim, desde o início do seu relacionamento com a marca, quando ainda está sendo apresentado a ela.
Assim, a experiência do usuário tem sido bastante considerada nas estratégias de marketing; tanto que hoje já se fala até em “marketing de experiência”, uma forma de marketing na qual a experiência do usuário é vista como ponto-chave para a decisão do consumidor no processo de venda.
Qual a importância da experiência do usuário?
A oferta de conteúdo, produtos e serviços tem crescido. A tendência é que continue, devido às facilidades que a tecnologia e a democratização da informação têm trazido.
Com isso, consumidores ficam cada vez mais exigentes. Mesmo os melhores produtos e serviços precisam ser apresentados de forma extremamente atraente e interessante para que as pessoas optem por ele, em detrimento a tantos outros oferecidos pelo mercado.
Philip Kotler, considerado pai do marketing, diz no livro “Marketing 4.0” que “no futuro, será ainda mais difícil transmitir uma mensagem de marca. A atenção do consumidor será escassa. Assim, somente marcas com fatores UAU! (a expressão de satisfação máxima de um cliente) serão consideradas dignas de serem ouvidas e defendidas por eles“.
Nesse contexto, a experiência do usuário certamente traz um diferencial para conquistar a atenção do indivíduo e encantá-lo, convertendo-o em cliente e defensor da marca.
Quais aspectos de marketing podem ser melhorados?
A ideia da experiência do usuário pode ser aplicada em vários pontos da estratégia de marketing, como:
- design, criando uma aparência agradável, com as cores certas para a melhor visualização, fonte confortável para a leitura, design gráfico apropriado para o público alvo etc;
- usabilidade, com um site de uso intuitivo e ferramentas fáceis de serem usadas, evitando irritar o cliente com recursos que não funcionam ou páginas que demoram para carregar;
- conteúdo, oferecendo conteúdos relevantes e interessantes para conectar-se com a audiência nos pontos pelos quais ela se interessa, mantendo-a engajada e interessada em acompanhar as ações da marca;
- interação, proporcionando comunicação on-line da marca com o cliente para que ele se sinta ouvido e perceba-se como importante para a marca;
- versão mobile, evitando a evasão do cliente quando acessa o site da marca por meio do celular e percebe que a visualização não é adequada para aquele tipo de dispositivo.
Esses são apenas alguns exemplos! Com criatividade e um bom planejamento, a experiência do usuário é um conceito que pode ser aplicado de várias outras maneiras na estratégia de marketing. Siga-nos no Instagram, Twitter, Facebook e Google Plus para acompanhar nosso conteúdo e seguir aprendendo sobre marketing, marketing digital e as principais ideias e novidades, como as que você leu neste texto!