Saber como fazer branding — ou gestão da marca — vai além da identidade visual da empresa, também englobando o posicionamento estratégico e a percepção que o consumidor tem do seu negócio. De fato, essa técnica serve para agregar valores à organização e proporcionar experiências que criem lembranças positivas no público. Apesar de ser uma forma de comunicação institucional, o objetivo é melhorar os resultados.
Grandes empresas apostam nessa estratégia para aumentar a visibilidade, melhorar o relacionamento, impulsionar vendas e fidelizar clientes. O melhor de tudo é que, contando com o apoio de uma agência, você consegue fazer essa gestão com estratégias inovadoras e dentro do orçamento estipulado, o que garante um planejamento orientado para alcançar seus principais objetivos. Confira estas dicas de como fazer branding de sucesso para sua marca!
Defina o público e o propósito da marca
Uma ação de branding pode ser o patrocínio de um evento ou um conteúdo especial, como um documentário. Para isso, é preciso saber para quem você está direcionando as ações. Profissionais capacitados desenvolvem uma persona para o seu negócio, identificando quais são suas maiores dores e desejos. Essas informações indicarão onde atuar.
Outro dado relevante que é preciso ter está ligado à missão, visão e valores. Qual é o grande motivo que determina o que você faz? Simon Sinek explica na teoria do Golden Circle que as pessoas se associam a uma marca não pelo que ela vende ou como faz: elas têm empatia pelo grande porquê que impulsiona o negócio.
Padronize a linguagem e o tipo de conteúdo
Mesmo que as ações de branding sejam pontuais, diferente de outras estratégias como o marketing de conteúdo, é preciso manter a identidade na sua linguagem. Um time qualificado cria uma voz única, fortalecendo a conexão com a marca. Ou seja, sua comunicação do blog, redes sociais e anúncios devem seguir um padrão, e campanhas de branding também.
Quando montar sua estratégia, uma agência ajudará a pensar em qual valor você está reforçando. Se é uma ação cultural, é do gosto da persona ou há um conceito associado, como apoiar a diversidade, por exemplo? A agência da Red Bull, referência em branding, direciona suas ações para esportes radicais e inusitados, mas o público que aprecia não é necessariamente praticante dessas modalidades.
Desenvolva uma identidade visual impactante
O logo transmite mais informações do que pode parecer: 93% das pessoas avaliam os elementos visuais para considerar a compra e 2 em cada 3 prospects não comprarão um grande produto caso ele não esteja na sua cor favorita. Por isso, o design da sua empresa não é um apoio, mas fundamental para o relacionamento da sua marca com o público.
Tenha em mente ainda que uma identidade visual impactante não significa criar muita informação. Quanto mais simples e única, melhor. Observe como grandes marcas como a Apple, Coca-Cola e Nike se destacam e transmitem valores com logotipos com poucos traços. Esse é um dos segredos do branding: uma produção visual bem resolvida, associada a experiências positivas que se conectam ao coração do cliente.
Confie em especialistas que sabem como fazer branding de sucesso
Agências ou pessoas que atuam com essa estratégia têm constante acesso a estudos de caso, conferindo quais as tendências e novidades são mais efetivas. Inclusive, a perspectiva de alguém de fora sobre a sua empresa tende a proporcionar soluções mais criativas. Por isso, conte com uma equipe formada pelos diversos talentos necessários para implementar as melhores campanhas com custos reduzidos.
Isso não significa que você não precisa saber como fazer branding. Pelo contrário, para direcionar o trabalho e alcançar o posicionamento desejado, é preciso criar uma forte parceria. Portanto, quando contratar uma mão de obra especializada, confira se ela é capaz de entregar o serviço desejado e se o atendimento é rápido e procura responder às suas dúvidas.
Viu como fazer branding é importante para a sua empresa e não tem mistério? Você precisa comunicar com simplicidade e transparência quais são os diferenciais, aquilo que marca! Monte campanhas pontuais e encante seu público, inspirando-o com os valores da sua empresa.
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