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Marketing online e offline: saiba como unir essas estratégias

Nova Singular por Nova Singular
26 de fevereiro de 2019
em Marketing
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Chatbots com atendimento a qualquer momento, em tempo real, e eventos surpreendentes para agregar valor à marca, mais do que escolher entre as estratégias de marketing online e offline, hoje, o foco está na experiência do consumidor. Por isso, é importante desenhar planos de ação que aproveitem o melhor das duas técnicas.

A internet possibilitou recursos vantajosos como a segmentação do público, personalização de mensagens e escalabilidade do atendimento. Entretanto, isso não quer dizer que o marketing offline morreu e sim que ele precisa se readequar ao novo perfil do consumidor. Confira a seguir algumas dicas para que você alinhe essas duas estratégias de marketing e potencialize seus resultados.

Integre ações mobile com offline

A realidade do acesso por smartphones já é um hábito da maioria das pessoas que usam a internet. Aproveite esse fato para desenvolver campanhas digitais de marketing que se integrem com o ambiente físico. Por exemplo:

  • entender mais sobre o comportamento do seu cliente potencial, analisando dados da navegação mobile;
  • usar a geolocalização para enviar mensagens aos usuários que estiverem próximos a alguma loja da sua empresa;
  • incentivar os clientes dos pontos físicos a acessarem o site para alguma ação relevante, como se cadastrar em um programa de benefícios ou baixar um e-book.

Implemente QR Codes em seus eventos físicos

Seja para encaminhar o público para a compra online de ingressos, acessar o hotsite com a programação completa ou mesmo baixar um aplicativo que enriquece a experiência, os QR codes — aquelas imagens semelhantes a código de barras, que encaminham o usuário para o site desejado — são grandes aliados na integração entre o marketing online e offline.

Use a criatividade para divulgar os códigos, mas tenha atenção:

  • eles devem estar contextualizados com a divulgação. Por exemplo, se você fala da programação, o endereço não pode ser para a venda das entradas;
  • procure páginas relevantes para a sua audiência. Em um evento com o objetivo de melhorar o branding, é possível que o público queira saber mais sobre os princípios e valores da empresa;
  • aproveite para aquecer as vendas, oferecendo condições especiais como um lote premium, compre pelo link e resgate um brinde ou desconto na entrada para quem usar o QR code.

Seja omnichannel e cuide do marketing online e offline

O novo consumidor nos conta que está sempre conectado e espera um relacionamento integral e coerente com as marcas. Alinhe suas equipes de atendimento, e também todos os seus canais de marketing. Com a estratégia omnichannel, você pode oferecer vantagens como:

  • compre online e retire na loja ou em um locker (armário inteligente);
  • experimente o produto em um ponto físico e use um app para finalizar a compra no meio digital;
  • compre pelo e-commerce ou m-commerce e troque nas lojas da empresa;
  • participe de campanhas online e receba vouchers para a retirada de amostras no estabelecimento.

Use hashtags também para campanhas offline

As hashtags, termos específicos precedidos com o símbolo #, são uma forte estratégia de marketing que surgiu no Twitter. Com o grande sucesso, a maioria das redes sociais incorporou esse recurso. Além disso, ações físicas também podem usar a técnica para conduzir o público para as redes sociais, gerando tráfego e aumentando a visibilidade da marca.

Aposte em CTAs que integram as duas estratégias

Independentemente do objetivo de marketing, invista em CTAs (chamadas para ação) atrativas e que convertam. Você pode convidar os visitantes do site a conhecer o estabelecimento ou pedir para seus clientes físicos se cadastrarem na sua lista de novidades. Assim, você aumenta os canais de contato com o lead e cria um relacionamento mais completo.

Conforme você conferiu, o marketing digital não se desenvolveu apenas de acordo com as novas possibilidades dessa tecnologia. Ele precisou se adaptar aos novos hábitos desenvolvidos pelos usuários, cada vez mais informados e exigentes. Por isso, se limitar apenas a essa plataforma não atende às necessidades do novo cliente. Então aposte no alinhamento do marketing online e offline para surpreender sua audiência!

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Assim, você receberá excelentes dicas de marketing e tecnologia para encontrar as melhores soluções, impulsionando seus resultados!

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