Hoje é entendido que a criação de conteúdo é fundamental para o sucesso das empresas. Mas como saber se você realmente está criando conteúdo relevante para um site? Essa é uma das dúvidas mais comuns dentro das empresas.
Um conteúdo extenso não significa, necessariamente, relevância, da mesma forma que um texto curto também pode ser prejudicial para a sua estratégia.
Como, então, encontrar o ponto correto nesse tipo de estratégia? Pensando nessa dificuldade, trouxemos hoje um conteúdo especial para você!
Considere as personas
O primeiro passo para criar conteúdo relevante para um site é considerar as personas. É necessário que você conheça o seu público em sua totalidade para trabalhar questões que envolvem o seu dia a dia.
Principalmente em conteúdos educativos, o conhecimento de personas é fundamental. Ele ditará temas, linguagem, palavras-chave, estrutura e formato do material que será feito.
Você sabe o que são personas?
Personas são personagens semifictícios que representam o seu cliente ideal. Com esse estudo, são levantados alguns pontos, como principais características, principais objeções de compra, principais desafios, necessidades, canais de comunicação mais comuns etc.
Tudo isso é fundamental para estruturar ações com foco no cliente!
Faça uma pesquisa de palavras-chave
Antes de criar os conteúdos do seu site, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave. Essa pesquisa norteará os tópicos fundamentais que você precisa trabalhar, para facilitar a busca do seu cliente e o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Descubra quais são os termos mais procurados pelos seus clientes quando se trata do seu mercado de atuação e invista nesses elementos.
Quanto maior o volume de busca das palavras-chave com que você estiver trabalhando, mais relevantes elas serão para a sua empresa.
Crie conteúdos completos sobre seus produtos e serviços
Outro passo fundamental é criar conteúdos completos sobre os produtos e serviços que você está ofertando. O consumidor busca sites com informações muito específicas antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Quando não encontra, acaba deixando o seu site para buscar informações em outra página que ofereça um conteúdo mais completo.
Um exemplo dessa situação: imagine que você vá comprar um sofá pela internet. Na hora de realizar a compra, pergunta-se: “Será que esse sofá cabe no espaço que tenho na sala?” Ao procurar a informação de tamanho do produto, não encontra.
Se realmente existir a necessidade de comprar o sofá, você procurará o mesmo modelo, por exemplo, em outras páginas, para tentar encontrar especificações dele. Uma coisa leva à outra, e é muito provável que você efetive a compra em um site cujas informações estejam completas.
Crie conteúdos sobre as maiores dificuldades do seu público
Ter foco nas necessidades e dificuldades do seu público é fundamental para criar conteúdos relevantes para o seu site.
Junto ao estudo de personas, descubra quais são as maiores dificuldades do seu público e como a sua empresa pode ajudar a resolver cada uma dessas questões. Procure conteúdos com esse tipo de informação para gerar o interesse do seu leitor.
Um conteúdo relevante para um site é aquele capaz de esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes, levar informações completas e trazer benefícios para o seu negócio.
Seguindo estas dicas, você conseguirá englobar esses três pontos, transformando a sua empresa em um sucesso!
Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!