O que afeta o desempenho de um site? Saiba como medir!

O que afeta o desempenho de um site? Saiba como medir!

O novo consumidor está sempre conectado. Por isso, o desempenho do site da sua empresa é essencial para conseguir bons resultados. Essa condição está ligada à geração de tráfego qualificado, atraindo os visitantes certos para suas páginas. Dessa forma, é possível convertê-los em leads e criar um relacionamento para conduzir o prospect pelo ciclo de compras.

Uma das estratégias mais eficazes para atingir essa meta é a visibilidade nas buscas orgânicas, ou seja, conseguir aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google. Afinal, esses são os com maior visibilidade e mais clicados. A seguir, apresentamos alguns aspectos que afetam o ranqueamento das suas páginas e também como medir seus resultados. Confira!

Trabalhe com técnicas de SEO

SEO (otimização para mecanismos de buscas) é um conjunto de práticas que você deve implementar para que os robôs de buscadores, como o Google, entendam o quanto a sua página é relevante para os usuários. Para isso, você pode trabalhar alguns itens como:

  • uso de palavras-chave;
  • construção de link building;
  • páginas com carregamento rápido;
  • leiaute responsivo (que se adapta aos diversos formatos de tela);
  • fazer com que o usuário tenha um bom tempo de permanência no site;
  • imagens com boa qualidade e textos alternativos.

Desenvolva conteúdos relevantes

Desde que o Google desenvolveu o algoritmo Google Panda, os robôs que ranqueiam as páginas também conseguem entender se os conteúdos são de qualidade. Porém, não é apenas por esse motivo que você deveria desenvolver bons materiais. A sua audiência pode até chegar ao seu site, mas o tempo de permanência e a interatividade acontecerão se for interessante.

Além disso, como um dos principais objetivos de conseguir visitantes para um site é o de convertê-los em leads, quanto mais adequado for o seu material, melhor a taxa de conversão. Desenvolva conteúdos com frequência e lembre-se sempre de que eles precisam estar adequados ao seu público e chamar a atenção dele.

Pense na experiência do usuário

Também conhecida como UX, a experiência do usuário é fundamental para que seu cliente potencial navegue pelo seu site e se sinta à vontade para continuar as interações. Alguns aspectos como o estudo das cores, design limpo e conteúdo com boa legibilidade aperfeiçoam a experiência, impactando positivamente o seu leitor.

Acompanhe o desempenho do site

Ao fazer um site grátis, você não perde apenas o acesso a diversas funcionalidades como a responsividade e personalização do design; uma grande dificuldade é o monitoramento. Entretanto, se esse não for o seu caso, você terá acesso a várias ferramentas que ajudarão a entender o desempenho do site e realizar a tomada de decisão. Por exemplo:

  • entender o comportamento do usuário: com o Google Fetch você saberá como o robô do Google vê a sua página e consegue resolver possíveis erros;
  • descobrir a velocidade de carregamento: com o PageSpeed apresenta o desempenho de carregamento das páginas e o TestMySite ainda traz informações úteis sobre seu site em dispositivos mobile;
  • encontrar links quebrados: um dos principais fatores de SEO, os links precisam estar atualizados e realmente direcionar para um endereço válido. Com a extensão Check My Links você vê se tem algum link quebrado no seu site;
  • saber mais sobre seus usuários: com o Google Analytics você descobre quantos visitantes únicos, novos leitores, visualizações das páginas, tempo de permanência, taxa de rejeição e até mesmo de onde vem os seus usuários.

Gostou destas dicas para aprimorar o desempenho de um site? Assim será possível criar campanhas que realmente atingem seus objetivos de marketing. Lembre-se de ter um design para conversão, focado em promover experiências positivas aos seus usuários.

Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter. Garanta os melhores conteúdos sobre marketing digital, design e tecnologias inovadoras; assim, você conseguirá sempre a melhor performance para a sua empresa!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *