3 motivos essenciais para a investir na segmentação de leads

3 motivos essenciais para a investir na segmentação de leads

Você sabe do que se trata e qual a importância da segmentação de leads?  Independentemente da sua resposta, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que quando o assunto se refere ao marketing digital, os leads representam os contatos qualificados que você precisa conquistar para aumentar as suas chances de venda. São aqueles indivíduos potencialmente interessados no produto e/ou solução que você está oferecendo.

Sabendo disso, não é difícil de entender que o ato de os segmentar consiste em dividi-los em diferentes grupos. Os critérios para essa divisão podem ser vários, normalmente envolvendo suas características, interesses e/ou estágios de compra.

Basicamente, é assim que funciona a segmentação de leads. Na sequência, apresentaremos os 3 principais motivos para investir nessa estratégia. Continue a leitura e confira!

1. Abordagem personalizada

Segmentar os seus leads permite surpreendê-los com conteúdos ou ofertas que realmente sejam relevantes para eles. Nesse sentido, estamos nos referindo a uma abordagem personalizada e em conformidade com as informações que foram solicitadas nos materiais oferecidos para captá-los.

Com as ferramentas adequadas, você pode criar campanhas de e-mail marketing utilizando, por exemplo, variáveis como o primeiro nome de cada um dos leads e as suas respectivas preferências. Dessa maneira, sua empresa demonstra que conhece os seus interesses e que está preocupada em oferecer um atendimento individual.

2. Otimização do engajamento

As chances de sucesso em relação as suas campanhas de e-mail serão muito maiores se a sua base de leads for bem segmentada. Uma das razões por trás disso é que personalizando o contato, o engajamento será otimizado.

Entenda que nada adiantará disparar o mesmo conteúdo para todos eles. O correto é enviar informações, materiais ou novidades (relativas à sua marca, produtos e/ou serviços) que estejam de acordo com as preferências ou necessidades de cada oportunidade em potencial.

3. Aumento das conversões

É no aumento das conversões que a segmentação de leads ganha uma importância ainda maior. Tenha em mente que são elas que demonstram qual o estágio em que um determinado indivíduo (ou empresa) se encontra no seu funil de vendas.

Em outras palavras, as conversões apresentam o avanço do lead no que diz respeito à sua vontade (ou necessidade) de comprar o seu produto ou serviço. A questão a salientar, nesse caso, é que o uso das segmentações ajudará no direcionamento dessas conversões, possibilitando, assim, uma estratégia de nutrição adequada e muito mais evoluída.

Dependendo do negócio, isso permitirá ao time comercial a realização de uma venda muito mais consultiva.

Por último, é interessante que você aproveite a disseminação dos seus conteúdos para o “branding”, padronizando a linguagem e dando à sua comunicação uma voz única. Isso é importante para fortalecer a conexão dos consumidores com a sua marca. Para isso, o recomendado é contratar uma agência de marketing digital para ajudar no desenvolvimento dessa estratégia.

Se você gostou deste artigo e quiser saber um pouco mais sobre o branding, veja como criar uma identidade visual impactante e gerar resultados reais!

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *