Decidir pela contratação de uma agência de marketing digital nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe! Nessa postagem vamos te ajudar a resolver essa dúvida em definitivo.
Para começar, nos pareceu importante mencionar que o que move qualquer empresa é a produtividade. O lucro é resultado de conseguir produzir mais com menos, otimizando processos e, ao mesmo tempo, gerando mais negócios.
É com base nessa lógica que escrevemos para você. Por isso, tenha certeza de que, no lugar de apenas relacionar os benefícios de contratar uma agência, vamos nos focar em avaliar em que situação essa decisão se torna viável.
Como estão os seus resultados?
O marketing digital costuma operar com resultados bem mais significativos que o modelo tradicional. As empresas que obtém sucesso em sua aplicação apresentam altos índices de crescimento.
Por isso, principalmente se você tem uma solução melhor que a concorrência e não está obtendo um resultado proporcional ao seu esforço, algo deve estar errado. Uma boa forma de avaliar isso é se comparando com a concorrência e as empresas líderes na sua área.
Dito isso, já podemos tirar uma primeira conclusão: os resultados abaixo do ideal ou o desconhecimento sobre como fazer esse levantamento comparativo são indícios fortes de que a estratégia de marketing precisa mudar.
Qual o seu foco?
Manter o seu foco estratégico é determinante para garantir sua competitividade e os resultados de longo prazo. Por isso, você deve avaliar até que ponto vale a pena delegar tarefas de marketing digital para sua equipe atual, desviando-os da sua função principal.
Lembra que iniciamos falando da produtividade? Pois bem, quanto resultado a mais um vendedor especialista no seu produto pode entregar dedicando mais tempo às negociações? Vale a pena usar parte do tempo desse profissional elaborando conteúdo, por exemplo?
Qual a viabilidade de montar um time interno?
A resposta provável para a pergunta sobre o foco do vendedor é um sonoro “não”, o que nos leva a pergunta título desse tópico: montar ou não um time interno?
Avalie se tem demanda de trabalho para contratar uma equipe completa. Além disso, considere os custos de contratação, inclusive as obrigações sociais e despesas indiretas, mas, principalmente, reflita se tem todas as informações e condições necessárias para contratar profissionais suficientemente qualificados e se sabe por onde começar.
O que uma agência de marketing digital pode oferecer?
Com base nas análises que propomos nos tópicos anteriores você já sabe se precisa ou não de uma agência. Se for o seu caso, então deve considerar o que pode obter com a contratação, veja:
- experiência acumulada com outros trabalhos de marketing digital;
- alto custo-benefício: o investimento é sempre bastante inferior ao resultado apresentado;
- aceleração significativa do crescimento do seu negócio;
- alto nível de especialização e certificação;
- relacionamento com fornecedores e parceiros: o marketing digital usa várias ferramentas e aplicações no dia a dia e as agências conhecem esse mercado como ninguém;
- conhecimento sobre as tendências: esse é um setor em permanente transformação e só quem o vive 24 horas por dia consegue acompanhar;
- foco em números e resultados: esse é um mercado acostumado a trabalhar com números e dados diversos, o que evita decisões baseadas em “achismos”;
- trabalho baseado em acertos: aquele exercício de tentativa e erro comum a quem não é especialista, que faz com que se mude de direção o tempo todo, deixa de ser necessário.
Para concluir, é lógico que não adianta contratar uma agência de marketing digital que não esteja preparada e estruturada para entregar um bom resultado. Por isso, certifique-se de que está fazendo uma boa escolha conhecendo os cases da agência, falando com os clientes atuais e garantindo que ela seja capaz de desenvolver um plano sob medida para você. Soluções tipo pacote, onde todo cliente segue uma fórmula pronta, jamais irão te diferenciar da concorrência e colocar o seu negócio no topo.
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