Como aprender com o seu cliente? A pergunta está na cabeça de empreendedores que se preocupam em melhorar os processos da sua empresa a fim de fidelizar consumidores e buscar novos mercados.
Ouvir o que o público tem a dizer pode se transformar em uma vantagem competitiva relevante na disputa com concorrentes. As considerações podem embasar o desenvolvimento de funcionalidades, produtos e serviços ou ainda aprimorar fluxos de atendimento da empresa. Veja neste post como o seu negócio pode aproveitar os movimentos da sua clientela para aprender com ela.
Monitore as redes sociais
As mídias sociais formam um universo recheado de opiniões e devem ser monitoradas pela sua empresa. Tendo isso em vista, avalie as redes que têm afinidade com a sua área de atuação, crie perfis nelas e passe a divulgá-las, a fim de atrair não apenas novos clientes, mas também aqueles que já se relacionam com a sua marca.
Atualmente, as pessoas buscam as redes sociais para registrar suas críticas sobre produtos e serviços. Não espere, portanto, receber uma reclamação via Serviço de Atendimento ao Cliente ou por e-mail. Elas são cada vez mais raras. Um consumidor insatisfeito correrá para o Facebook e escreverá um comentário negativo sobre a sua empresa. A sua presença online permitirá respondê-lo e controlar o problema.
Além de comentários diretos, as redes sociais proporcionam inúmeros fóruns de discussões que podem ser aproveitados para indicar tendências e gerar insights para o seu negócio. Assim, busque por páginas, perfis, grupos e comunidades que tenham afinidade com a indústria e o mercado com que você lida.
Analise métricas
O estudo de dados gerados pelos seus consumidores também deve servir de subsídio para o seu aprendizado. Assim, é muito importante que o seu negócio tenha registrado o histórico de compras. Quanto mais tempo a sua empresa estiver no mercado, maior será o volume de informações que poderão ser analisadas. Algumas métricas importantes para analisar o seu cliente são:
- Índice de Satisfação;
- Ticket Médio por cliente;
- Taxa de Recompra.
A partir dessas verificações, você poderá compreender a sazonalidade de produtos para gerenciar o estoque e determinar volumes de investimentos conforme a demanda. Inclusive, reúna as equipes de marketing e de vendas para avaliar as métricas. A tendência de integração entre os dois setores vem ganhando força e faz com que a empresa tenha um novo olhar sobre seus consumidores e sobre seus processos.
Saiba ouvir para aprender com o seu cliente
Criar processos para receber e analisar aquilo que o seu cliente tem a dizer permite que a sua empresa tenha muitos subsídios para embasar melhorias em produtos e serviços. Dessa forma, é válido que os consumidores sejam incentivados a opinar sobre quaisquer áreas do seu negócio.
Uma pesquisa de satisfação, por exemplo, não pode faltar. É uma ferramenta simples, mas muito importante para o sucesso da empresa. Você pode enviá-la por e-mail ou oferecê-la ao cliente quando ele ainda está no estabelecimento.
Portanto, leia com atenção todos os comentários que chegarem. Além disso, crie um fluxo com as áreas envolvidas para avaliar as críticas ou sugestões de melhorias. Por meio delas, podem surgir processos de inovação muito relevantes para o seu empreendimento.
Gostou dessas dicas sobre como aprender com o seu cliente? Aplique esses processos na sua empresa e crie diferenciais importantes para vencer na sua área de atuação. E claro, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus contatos também tenham acesso a essas informações!