De nada adianta ter um site se ele não for pensado visando a experiência do usuário (UX) e feito com uma boa arquitetura da informação (AI). Isso significa que o design do site precisa ser elaborado estrategicamente, contemplando uma série de recursos que facilitem a navegação.
Somente assim é possível reter clientes, converter leads, gerar mais tráfego orgânico e proporcionar à sua persona uma experiência diferenciada — ele precisa entrar em sua página e encontrar as informações que procura em questão de segundos!
Quer saber como ter um site com um excelente design? Confira nossas dicas!
Tenha uma hierarquia visual clara
A hierarquia para o planejamento de SEO é importante para que o site tenha uma disposição clara de suas funcionalidades. Assim, você ordena as páginas conforme a relevância das informações, possibilitando alta taxa de conversão.
Você otimiza quais são os conteúdos mais importantes e determina onde vai inserir as calls to action estratégicas — falaremos mais sobre isso em um segundo momento.
A hierarquia é arquitetada de cima para baixo e da esquerda para a direita, possibilitando criar mais cliques nesses lugares — esses espaços são os mais importantes de sua página!
Produza conteúdos fáceis de ler
Produza conteúdos atrativos, dinâmicos e fáceis de ler. Com o texto, você fornece as informações necessárias para convencer o cliente de que a solução para os problemas dele se encontra em sua marca. Por isso, utilize algumas estratégias:
- invista no Inbound Marketing;
- confira se as cores da escrita e do fundo combinam;
- utilize fontes fáceis de ler e do tamanho adequado;
- padronize os textos: cores, tamanho, fonte, formato.
Escolha as cores adequadas
A escolha das cores é uma das principais etapas no processo do design do site. O primeiro passo é escolher uma paleta de cores que combine com a identidade visual de sua empresa. Assim, os usuários se familiarizam com o seu projeto.
Não exagere com milhões de cores e contrastes: para que o seu site seja chamativo, cores harmoniosas serão eficientes e não deixarão sua página visualmente poluída.
Crie calls to action visíveis e coerentes
Conforme citamos anteriormente, as calls to action desempenham uma importante estratégia de conversão.
Por isso, sempre que você apresentar o seu produto e serviço como solução para as demandas da sua persona (ou seja, do seu cliente), é preciso ter uma call to action visível para que ela saiba o que fazer. Por exemplo:
- entre em contato;
- solicite um orçamento;
- fale com um atendente.
Tenha um site responsivo
Mesmo que o seu site tenha uma aparência ótima, não vai gerar resultados satisfatórios se ele não for responsivo, ou seja, não se adaptar aos diferentes formatos de tela.
Para não perder visitantes ou clientes é preciso que ele funcione bem em qualquer dispositivo. Para você ter uma ideia dessa importância, a maior parte do tráfego on-line é feito por meio de dispositivos móveis.
Outro ponto: o aspecto responsivo é um fator de algoritmo do Google para ranquear a sua página, o que faz dele muito importante, certo?
Apresente uma boa estética
Um site que visa melhorar a experiência do usuário e contribuir com a retenção de clientes é aquele que apresenta uma boa estética. Isso significa:
- criar estratégias para tornar o seu produto único;
- tornar o produto compreensível;
- preocupar-se com os mínimos detalhes visuais;
- trabalhar com url amigável e fácil de lembrar;
- combinar cores, texto, imagem, vídeos e outros recursos visuais.
O design do site é a principal ferramenta para atrair novos clientes, proporcionar uma experiência única aos usuários e converter os leads. Somente tendo um site que desperte o interesse da sua persona e apresente a sua marca como a solução para os problemas dela, é possível ter destaque no universo digital.
Com este post, você aprendeu a importância do design do site e conferiu algumas dicas para aplicar no seu projeto. Quer saber mais sobre o ambiente on-line? Acompanhe-nos pelo Facebook, Instagram ou Twitter, ainda, pelo Google+ e fique por dentro de todas as novidades!