Com o decorrer dos tempos, o termo endomarketing passou a assumir um papel relevante nas companhias, visto que elas começaram a se preocupar mais com os seus colaboradores, observada a importância da motivação no ambiente de trabalho e de como isso aumenta a produtividade nos negócios.
Por isso, você empreendedor que deseja alcançar resultados mais promissores no mercado, precisa levar em consideração os fatores que contribuem com o engajamento dos seus funcionários junto a sua empresa. Continue a leitura e entenda!
O que é endomarketing?
A definição é simples: o prefixo “endo” significa “dentro”, “interno”. Nesse sentido, pode-se dizer que o conceito de endomarketing compreende todas as ações de marketing que se aplicam ao lado de dentro da empresa.
Sendo assim, ao criar estratégias de endomarketing, investe-se nos seus colaboradores, demonstra que leva a sério o diálogo, que está preocupado com o ambiente de trabalho, ou seja, que se importa com eles.
Logo, essas ações, quando colocadas em prática, fortalecem os laços dos funcionários com a sua empresa e culminam em uma equipe mais motivada, uma vez que passam a enxergá-la de uma forma mais humana e carismática.
Portanto, considerando a quantidade gigantesca de novas organizações que surgem a todo o momento, quando analisamos esse tipo de influência, não podemos deixá-la de lado. Afinal, nunca é demais lembrar que uma organização é formada pelas pessoas que trabalham nela.
Quais as vantagens em aplicar o endomarketing?
Cada empresa ao se utilizar de ações de endomarketing, dependendo dos seus objetivos, pode ter uma relação de ganho diferente com o seu colaborador. No entanto, há uma série de benefícios genéricos que podem ajudar a entender melhor a importância destas práticas no seu negócio.
Confira cinco vantagens que a sua empresa terá ao adotar estratégias de endomarketing:
Maior engajamento dos colaboradores
Ao conquistar o público interno, o empreendedor desenvolve nos seus funcionários o sentimento de gratidão, que em contrapartida, esforçam-se para dar o seu melhor na companhia.
Retenção de talentos
Uma vez que o investimento no bem-estar e no nível de satisfação dos funcionários contribui para a diminuição da evasão.
Crescimento da produtividade
afinal, profissionais realizados e engajados reduzem a procrastinação e se tornam muito mais eficientes.
Melhoria do clima organizacional
Aplicar o endomarketing pode melhorar bastante o clima organizacional da sua empresa. As técnicas abaixam o índice de conflitos entre colaboradores e lideranças.
Valorização da marca no mercado
Quando o profissional acredita verdadeiramente na reputação e nos valores da marca, ele consegue atrair outras pessoas a pensarem da mesma forma, elevando assim a autoridade e o respeito pela organização.
Como implementá-lo?
Saiba que para implementar uma campanha de endomarketing eficiente na sua empresa não é necessário fazer uso de inúmeras ferramentas e meios de marketing comercial.
Contudo, para melhorar a qualidade de vida dos funcionários e gerar ganhos para a companhia é preciso, sim, desenvolver uma campanha bem estruturada, planejada e duradoura, que estimule cada colaborador a adotar hábitos mais saudáveis no trabalho.
Então, agora que você já conhece o conceito de endomarketing e alguns dos seus benefícios, que tal descobrir algumas estratégias para colocá-lo em prática?
Confira quatro dicas práticas de como você pode começar a executar o endomarketing na sua empresa:
Elabore um planejamento
Afinal, não existe estratégia de marketing que seja bem-sucedida e escalável se não for possível conhecer o desempenho das ações ou qual é o retorno sob o investimento realizado.
Estabeleça canais para comunicação interna
Isto é, favoreça a troca de informações dentro do seu negócio, com diferentes canais, seja por meio de boletins informativos, intranet ou aplicativos.
Invista e ofereça conhecimento e atualização
Seja por meio de parcerias com instituições de ensino, com empresas de treinamento ou mesmo universidades, a atualização constante de conhecimento é muito importante.
Crie eventos colaborativos
Eventos podem estimular os funcionários a compartilharem experiências úteis com os demais, criando vínculos e até amizades.
Como vimos, o endomarketing pode transformar o seu negócio e buscar melhores resultados. Para ter sucesso, é muito importante contar com a ajuda de uma empresa especializada nesse trabalho, planejando e auxiliando nas estratégias.
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