Ser encontrado pelos resultados de busca orgânica, aumentar a visibilidade e melhorar o relacionamento com prospects e clientes: o marketing digital chegou com uma bagagem de ferramentas e recursos capazes de otimizar seus resultados.
Mas qual será a melhor estratégia para cada situação? A consultoria digital pode responder a essa pergunta. Com tal prática, você entende melhor a posição de seu negócio no mercado, as ameaças e as oportunidades, além de conseguir alinhar o plano de ação com os objetivos da empresa.
Confira, a seguir, o que oferece uma consultoria digital e quais os benefícios desse serviço para o sucesso de sua marca. Boa leitura!
O que é uma consultoria digital?
Algumas empresas consideram que a presença digital é a participação nas redes sociais ou em campanhas de e-mail marketing. Mas a pergunta é: as ações alcançam o resultado esperado?
No ambiente digital, quase tudo pode ser mensurado. O diferencial competitivo de uma empresa não é aquilo que ela consegue medir, mas sim as informações extraídas desse universo de números.
Com a consultoria de marketing digital, você ganhará, por um lado, uma visão abrangente de seu negócio, da concorrência e dos clientes — por outro, saberá quais ações pontuais terão melhor retorno.
Porque contratar esse tipo de serviço?
Pode ser que, após entender como funciona a consultoria de marketing digital, você esteja se perguntando: o que esperar desse serviço? A seguir, veja como uma consultoria digital pode influenciar de forma positiva o processo de tomada de decisão em uma empresa:
Entenda seu nicho de mercado
Nem sempre os concorrentes físicos são os mesmos do ambiente online. O cliente ideal de uma linha de cosméticos pode decidir comprar um curso de condicionamento físico, por exemplo.
E, ao contratar uma consultoria digital, a avaliação vai além: os profissionais observarão quem são os concorrentes no rankeamento de palavras-chave.
Conheça melhor seu público
As estratégias de vendas voltadas para técnicas agressivas, que tentam empurrar produtos e serviços aos leads, não são mais tão eficazes. Lead, em marketing digital, é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. O lead passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe para o fechamento do negócio.
Um consultor de marketing sabe que é preciso descobrir o comportamento de seu prospect no funil de vendas para direcionar a ele as melhores estratégias, além de informações de alta relevância (como tipo de linguagem e posicionamento da marca).
Analise a performance do site
Para garantir que seu site seja encontrado por leads qualificados, é preciso estar entre os primeiros resultados de busca.
Em uma consultoria, a análise de suas páginas ultrapassa o uso adequado das palavras-chave. É necessário entender se o tempo de carregamento está adequado e se o conteúdo é relevante e de qualidade, dentre tantos outros detalhes que garantem uma excelente experiência ao usuário.
Acompanhe as mídias sociais
Você deve concordar que as redes sociais são essenciais como estratégia digital para seu negócio. Afinal, 94% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma dessas plataformas.
Mas seu time sabe quais são os canais preferidos de sua persona? Já descobriu dia, horário, frequência e formato de postagem ideal? Em uma consultoria digital, você entende as métricas das redes sociais.
Tenha sistemas personalizados
Será que um hotsite é suficiente para o lançamento de um produto ou um aplicativo atenderá melhor a essa demanda?
A consultoria digital aponta a solução ideal para as necessidades de sua empresa. Talvez a criação de uma plataforma tenha um melhor retorno sobre o valor a ser investido do que a terceirização desse serviço, por exemplo.
Viu só como uma consultoria digital é interessante para sua companhia? Ela contribui para uma perspectiva profissional, orientada para resultados e com um olhar de fora do negócio.
Ao descobrir como se comporta sua persona e como seu setor está se desenvolvendo, é possível abrir uma vantagem sobre a concorrência. Além disso, suas plataformas, estratégias e interações estarão sempre atualizadas.
Se você gostou deste artigo e quer entender mais sobre o funcionamento de uma consultoria digital, entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você e sugerir as soluções mais adequadas para sua empresa!