O marketing digital oferece inúmeras ferramentas e possibilidades de crescimento, dentre as quais, estão as estratégias de e-mail marketing, excelentes canais de contato com o público.
Mesmo com as novas formas de comunicação, como as mensagens instantâneas, o e-mail ainda é um canal eficiente de comunicação com seus clientes. É quase impossível encontrar alguém que não tenha ao menos um endereço eletrônico, seja para uso pessoal seja para uso profissional.
É preciso tomar alguns cuidados para não cometer erros durante o processo. Mas por que desperdiçar essa ferramenta incrível?
Confira 4 motivos para adotar as estratégias de e-mail marketing ano de 2019!
1. Segmentação de público
Quando o cliente deixar seu e-mail por vontade própria, já fica claro que ele confia e se interessa por sua empresa. Por isso, é fundamental alimentar essa relação, interagindo e entregando conteúdos de valor para melhorar a experiência do público.
Os disparos de e-mail marketing devem ser segmentados de acordo com cada público, levando em consideração informações fornecidas por ele. Dessa maneira, você terá certeza de que somente as pessoas certas receberão a mensagem. Também é possível programar diferentes e-mails para clientes de cada estágio do funil de vendas, tornando a estratégia certeira.
2. Estratégias de e-mail marketing de baixo custo
Há diversos pacotes de e-mail marketing disponíveis. Para escolher o mais adequado é preciso verificar a quantidade de contatos e quantos serão enviados por mês. Assim, fica mais fácil contratar um plano adequado às suas necessidades.
Dependendo do plano escolhido, há funcionalidades que variam das mais básicas até as mais sofisticadas. Dá para mudar templates, agendar envios, segmentar a base de contatos e receber informações sobre os resultados de cada campanha realizada.
Todos esses benefícios têm um custo muito baixo em relação ao retorno de investimento (ROI), tornando as estratégias de e-mail marketing muito atrativas.
3. Geração de tráfego qualificado para o site
Em apenas um e-mail disparado podem haver diversos links direcionados à sua página, o que torna o e-mail marketing uma fonte de tráfego qualificada. Para que isso ocorra da forma desejada é preciso que sejam criados conteúdos ricos e promoções para cada público.
Os clientes que assinam sua newsletter gostam de saber que são especiais e que podem acessar produtos e informações exclusivas. Um convite para conhecer uma página com novos produtos ou serviços é um exemplo de como guiar seu público para seu site.
4. Proximidade e relação com o cliente
O e-mail é um canal de comunicação direta entre empresa e cliente. Por isso, criar uma relação de confiança e de proximidade faz com que sua marca seja lembrada.
Um e-mail marketing gera valor e entrega conteúdos, mas, para que funcione corretamente, é preciso ter atenção e manter sua lista de contatos sempre atualizada.
Mandar mensagens especiais de aniversário e novidades em primeira mão também ajudam a manter esse relacionamento. Demonstrar interesse fortalece o vínculo do público com a empresa e é uma boa maneira de fortalecer sua marca.
As estratégias de e-mail marketing devem ser pensadas para cada negócio. Não há fórmulas mágicas para o sucesso das campanhas, mas procurar pela ajuda de uma agência especializada é muito útil para planejar e executar adequadamente as estratégias.
Quer saber mais sobre como o e-mail marketing e outras técnicas de marketing digital podem ajudar seu negócio a crescer? Então entre em contato conosco e descubra!