O mundo do Marketing Digital está se expandindo a cada dia pelo fato de a Internet e as tecnologias também estarem. Isso significa que é fundamental conhecer, cada vez mais, o que os liga e como essa relação pode ser aproveitada pelos profissionais e pelo mercado.
A importância da mulher para o Marketing Digital acontece em via dupla: as consumidoras são um ponto de atenção para quem cria essas estratégias, da mesma maneira que as profissionais do setor também dão a sua própria visão sobre a forma de “tocar” o cliente”. Aliás, visão essa que é extremamente diferente daquela oferecida pelos homens.
Mulheres como profissionais do Marketing Digital
Apesar de as mulheres serem absolutamente fortes, a maioria delas tem uma característica indispensável na descoberta sobre como atrair o cliente através do Marketing Digital: é a sensibilidade. Isso significa que elas conseguem detectar que tipo de abordagem é capaz de fazer com que aquele cliente decida comprar ou contratar algo, devido ao acionamento emocional.
Isso é bastante explorado quando se trata de produtos para outras mulheres, para a família e para crianças. Uma empresa de alarmes, por exemplo, propõe-se a manter a família protegida de ataques de pessoas mal-intencionadas, garantindo que ela fique segura. Esse apelo pode tocar muito mais o coração de uma mulher do que de um homem.
Mulheres como clientes do Marketing Digital
Já as mulheres na perspectiva de clientes do Marketing Digital têm uma característica da qual as empresas têm de se lembrar: ao mesmo tempo em que são emotivas, têm a capacidade de discernir quando uma coisa é necessária ou não.
É muito comum que os homens façam compras impulsivas, em especial quando se trata de entretenimento e de coisas para os filhos. O campo de segurança não está ileso: há alarmes e outros itens que não se encaixam na necessidade daquela família e as mulheres detectam isso.
Vale dizer que as mulheres têm um nível bem alto de exigência de qualidade: elas são mais predispostas a solicitar reparos ou a confrontar as empresas pelo fato de o produto oferecido não ser exatamente como o prestador de serviços prometeu. Devido a isso, é certo que elas incentivam o padrão de qualidade de todas as empresas a ser mais alto, o que é ótimo quando se pensa na concorrência.
Mulheres e a internet
Uma parte elevada dos usuários de vários sites é tomada pelas mulheres e elas usam diversas plataformas: podem ser as redes sociais, os e-mails, mensagens de celular e várias outras. Muitas vezes, elas são mais detalhistas e, por causa disso, têm a tendência a acompanhar todas as possíveis formas de comunicação que a atingem.
É por isso que o Marketing Digital baseado nas mulheres pode ser mais abrangente: dá para contatar essas mulheres e fazer a propaganda dos produtos e serviços de maneira ampla.
Pensando na perspectiva das profissionais desse segmento, o domínio que elas apresentam da tecnologia é muito alto. Por isso, elas podem estar presentes em vários momentos das campanhas publicitárias: na hora de escolher o público alvo, de selecionar o que será usado como material para “tocar” aquele cliente, como ele será contatado, como a reação dele àquele marketing será avaliada, etc.
Fidelização do público feminino
O público feminino tem tendência maior a ser fiel às mesmas marcas e isso está relacionado ao fato de ele demorar mais a selecioná-la. Quando uma mulher está escolhendo um sistema de alarmes para a sua casa ou para a sua família, avalia extensamente todos os modelos, as vantagens que cada empresa de segurança oferece, os preços e muito mais.
Porém, uma vez que determinada empresa está escolhida, a probabilidade de que ela permaneça cliente por muito tempo é grande: desde, é claro, que a empresa ofereça um serviço satisfatório.
Devido a isso, os profissionais que atuam com Marketing Digital devem se empenhar para alcançar o público feminino lembrando-se sempre das premissas mencionadas neste artigo: elas têm, de fato, mais apelo emocional, mas também são bastante práticas e sabem definir se algo é de real necessidade.
Ouvir as profissionais femininas do Marketing Digital também é uma aposta que toda empresa deve fazer, inclusive pela sua habilidade de identificar processos realmente válidos e acompanhar etapas diversas.
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