Milhões de empresas entram na maior rede social do mundo com um objetivo em comum: atrair clientes. Logo, para obter o tão desejado sucesso, é fundamental colocar em prática as estratégias de marketing no Facebook que vão além do que, simplesmente, postar para entreter o público.
Nessa direção, é importante que você saiba como funcionam as ferramentas e estratégias que melhorarão o desempenho de sua fanpage. Confira!
Entenda a importância do marketing no Facebook
Atualmente, o Facebook reúne mais de um bilhão de usuários ativos. Por esse motivo, não dá para contestar que seus futuros clientes estão usando essa rede social para se conectar com outras pessoas, assim como reunir informações capazes de motivar as decisões de compra que, por sua vez, possam estar atreladas aos produtos e serviços da sua empresa.
Confira alguns benefícios que o Facebook pode oferecer ao seu negócio:
- proporciona maior visibilidade da marca;
- aumenta o tráfego no site;
- contribui na geração de leads.
Vale mencionar que uma fanpage cheia de “curtidas” não significa que sua estratégia de marketing digital esteja funcionando. Por isso, a utilização de um bom planejamento é fundamental para que os resultados possam aparecer e serem bem melhor trabalhados.
Adote estratégias de marketing digital no Facebook
O marketing digital no Facebook pode trazer inúmeros benefícios, e para que isso ocorra com sucesso, o planejamento e conhecimento da persona é um fator indispensável.
Conheça duas estratégias que ajudam a conquistar mais clientes, fidelizá-los e ainda auxiliam no reconhecimento da sua marca:
- investir na produção de conteúdo: aproveite a plataforma para compartilhar junto a seus seguidores informações que possam, por exemplo, sanar alguma dúvida sobre um problema identificado;
- interagir com os seus clientes: procure acompanhar o que falam da sua marca e atente-se ao posicionamento dos consumidores.
Utilize as principais ferramentas dessa rede social
Para que sua empresa alcance o máximo de resultados positivos no Facebook, mais do que utilizar as estratégias acima mencionadas, você precisa trabalhar estrategicamente as ferramentas que o mesmo dispõe.
Facebook Ads
O Facebook Ads é o sistema de outbound marketing do Facebook, ou seja, é o mecanismo que exibe anúncios nas respectivas páginas da rede social. A partir dele, é possível rastrear o comportamento do usuário e avaliar quais são as suas tendências de consumo, favorecendo as ações das empresas que anunciam.
Métricas de desempenho
De forma simplificada, podemos dizer que métricas são sistemas de mensuração que quantificam o desempenho de qualquer ação de marketing praticado pela sua empresa na internet.
Confira três métricas de desempenho que você precisa acompanhar em sua fanpage:
- mensure a evolução no número de fãs, pois essa métrica diz respeito ao quanto a sua página está sendo atrativa e vista pelo público;
- observe o alcance de suas publicações, pois quanto maior o seu alcance, mais o seu conteúdo está sendo distribuído pelas mídias digitais;
- avalie a taxa de engajamento, afinal, ela reflete quantas pessoas estão curtindo, comentando e compartilhando suas publicações.
Algoritmo
O algoritmo do Facebook é um recurso que, por meio de critérios, estabelece o que é publicado em primeiro lugar no feed de notícias dos usuários da plataforma.
Dentre os critérios estabelecidos pela rede social, as marcas não foram priorizadas. Em vez disso, foi dada a preferência para publicações de amigos e familiares, assim como notícias (de preferência em tempo real).
Nesse sentido, é importante que as empresas continuem focando na qualidade do seu conteúdo e invistam uma parte dessa verba em publicidade, assim como acontece em outros canais de mídia.
Por fim, lembre-se de que o sucesso do marketing no Facebook será bem melhor alcançado por meio do conhecimento e familiaridade das estratégias e ferramentas apresentadas. Se você gostou deste artigo, aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá as novidades diretamente na sua caixa de entrada!