Empresas que buscam maior competitividade no mercado devem estar sempre atentas às oportunidades e tendências. As ferramentas que o marketing digital proporciona, por exemplo, ajudam muito a melhorar os números de um negócio.
Contudo, uma ótima técnica que vem ganhando destaque é a integração de marketing e vendas. Essa ação promove a criação de estratégias mais eficientes, e o faturamento do negócio aumenta potencialmente.
Se você deseja saber como aplicar essa ação e os benefícios que ela traz, confira o nosso post de hoje.
Integração de marketing e vendas: smarketing!
Pensando em uma empresa, cada setor tem sua função e responsabilidade. O sucesso de um negócio está atrelado à eficiência do trabalho em conjunto das equipes. Porém, quando pensamos na geração de lucro, dois setores têm papel fundamental: marketing e vendas.
O primeiro é responsável por criar as oportunidades, traçando estratégias de abordagem do público. Com o Inbound Marketing, essa equipe faz a nutrição dos leads e os encaminha para que as vendas concretizem os pedidos.
Então, o setor de vendas é responsável por converter os leads em clientes reais. Com todas as informações já passadas pelo setor irmão, os potenciais clientes estão prontos para a tomada da decisão de compra, e a abordagem pode ser mais objetiva.
Trabalhando de forma isolada, entretanto, há muitos conflitos entre as equipes. O marketing pode alegar que cria as oportunidades e o setor de vendas não consegue convertê-las.
Se o setor de vendas se posiciona dizendo que é a outra equipe que não nutre corretamente os leads, não passa todas as informações necessárias. No final das contas, quem perde é a empresa inteira.
Então, para resolver esses conflitos e buscar melhores resultados, surgiu a ideia do smarketing, a integração de marketing e vendas. Dessa forma, as duas equipes trabalham em conjunto, com os mesmos objetivos, compartilhando todas as informações relevantes.
Aplicação do smarketing
Para trabalhar com a integração de marketing e vendas, deve-se seguir alguns passos:
1. Reúna as equipes
O primeiro passo para a integração é reunir as equipes e explicar o objetivo do trabalho. Nesse primeiro momento é comum haver críticas e reclamações, mas deixe claro que esse trabalho visa aumentar o lucro do negócio, ou seja, é um objetivo de todos os colaboradores.
Lembre-se de que o sucesso dessa estratégia está atrelado à colaboração de todos.
2. Promova encontros constantes
Para melhorar o relacionamento entre os envolvidos e resolver todas as pendências existentes, nada melhor que criar um cronograma com reuniões frequentes. Isso melhora a comunicação interna e facilita o trabalho.
3. Estimule o compartilhamento de informações
Com encontros frequentes e a aceitação da estratégia, o compartilhamento das informações deve ser um dos pilares do trabalho. Cada dado relevante deve ser colocado à disposição do grupo. Dessa forma, as estratégias poderão ser mais eficientes.
Deixe muito claro que os objetivos do trabalho não são mais de marketing ou vendas, isolados. Se um perder, todos perdem. Se um ganhar, todos ganham!
4. Implemente o SLA
O SLA (Service Level Agreement) é um acordo escrito em que todas as ações do trabalho são registradas, incluindo os responsáveis e prazos. Dessa forma, o plano de ação estará acessível para cada envolvido e o trabalho poderá ser acompanhado.
5. Monitore o desempenho
Qualquer ação tomada, independentemente da estratégia, deve ter o seu desempenho monitorado. Afinal, você deve saber se os recursos empregados estão sendo bem utilizados.
Não monitorar o desempenho de uma ação pode fazer com que você invista dinheiro e tempo em estratégias pouco ou nada eficazes. Portanto, mantenha sempre um plano de acompanhamento.
Resultados melhores com a integração de marketing e vendas
Como vimos, a integração de marketing e vendas tem muito a oferecer ao seu negócio. Essa união permite a criação de estratégias mais eficientes, com melhor retorno sobre o investimento. Além disso, a comunicação interna melhora bastante, aumentando a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
Siga cada um dos passos descritos e implemente essa ideia. O resultado será visto na lucratividade do negócio.
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