Antes de mais nada, todos nós conhecemos, temos ou já tivemos uma conta no Facebook, não é mesmo? Trata-se da rede social mais famosa do mundo, que se expandiu como uma holding, ou seja, uma empresa que tem sob seu guarda-chuva outras famosas redes como o Instagram e o WhatsApp.
Contudo, em 2021, a holding anunciou um novo posicionamento: passou a se chamar META, com a promessa de transformar a internet como a conhecemos hoje.
Nesse ínterim, essa mudança foi inspirada em um novo universo, uma realidade com infinitas possibilidades, que ainda é desconhecida de muita gente. Mas a gente vai explicar de forma prática para você.
Voltando um pouco no tempo
O Facebook surgiu no ano de 2004, como “TheFacebook”, a partir de uma ideia do fundador, Mark Zuckerberg, e seus colegas de quarto na faculdade.
A princípio, o objetivo da rede era a interatividade entre os estudantes da universidade de Harvard, podendo adicioná-los à sua comunidade, ver suas fotos, etc. Pouco depois, com a popularização da rede, “TheFacebook” começou a se expandir para outras universidades, sendo elas Stanford, Columbia e Yale.
Estrategicamente, a rede suprimiu o “The” do seu nome e passou a se chamar como a conhecemos hoje.
Conforme os anos se passaram, a rede se tornou cada vez mais popular e as pessoas foram aderindo ao uso no mundo inteiro, criando perfis pessoais, comunidades, publicando fotos, vídeos e compartilhando momentos.
Sobretudo, um dos marcos mais importantes e que popularizaram o Facebook foi o botão de like, lançado no ano de 2009, que levou muitas pessoas para o universo interativo da rede social.
Logo após, no ano de 2011, foi lançada a linha do tempo, conhecida também como “timeline”, em que as publicações eram organizadas em ordem cronológica e com marcos históricos importantes da vida do usuário, como aniversário, início de namoro, casamento, etc.
As redes sociais hoje
A interação das pessoas e o uso de redes sociais foram além do entretenimento. Com o passar dos anos, o engajamento virou fonte de renda de milhares de pessoas e empresas, tanto que é difícil ver uma organização ou marca que não esteja conectada em pelo menos uma das três principais redes, não é mesmo?
Claro que a tecnologia ajudou muito essa evolução e isso vem se tornando uma tendência cada vez mais forte. Dessa forma, então, chegamos ao assunto principal: a mudança que a META está propondo para o universo digital.
META e o metaverso
Primeiramente, META é um nome inspirado em metaverso, que é a união do mundo real com a realidade aumentada, um misto de pessoas, tecnologia e digitalização. A proposta traz infinitas possibilidades de interação com a tecnologia, de forma que o mundo real se transforma em um universo personalizado com coisas que só o usuário pode ver, criar e vivenciar.
Sob o mesmo ponto de vista, a intenção de Zuckerberg com essa proposta é trazer a tecnologia cada vez mais próxima da intimidade das pessoas. Por meio de óculos, por exemplo, o comum pode se transmutar em algo completamente extraordinário.
Claramente, esse assunto assusta muito as pessoas, pois parece algo distante. Cá entre nós, aparenta ser “coisa de filme”. Mas na verdade é uma realidade muito próxima. Se comparada ao smartphone, já inserimos essa tecnologia no nosso dia a dia de tal forma e estamos tão adeptos ao uso, que quase o consideramos uma extensão do corpo.
No evento de lançamento da META, Zuckerberg previu que levaremos alguns anos ainda para que o metaverso seja tangível. Adicionalmente, as tecnologias só se tornam populares com o uso e a adaptação à rotina das pessoas. Para isso, recursos precisam ser acessíveis e presentes de forma natural e gradativa, caso contrário, o impacto não será o esperado.
O metaverso e o futuro
Enfim, o que podemos concluir com essa novidade é que o mundo tecnológico e a internet estão em um processo de transformação em aceleração exponencial, que cada dia que passa avança mais e tende a ser inovador a cada descoberta.
E aí, você está preparado para o futuro?
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