Dia 25 último, aconteceu o webinar “Comportamentos do consumidor que irão moldar o marketing em 2022”, promovido pela Amcham-Brasil, um bate-papo muito enriquecedor com Valeria Rodrigues (CEO e Sócia da Shopper Experience) e Thiago Savoldi (especialista em Inovação e Business Strategy, Grupo Restoque). Entre muitos assuntos, abordamos temas que vêm se mostrando uma verdadeira virada de chave das empresas.
Discutimos o papel mais abrangente da sustentabilidade, levando os pilares ESG à realidade das organizações e suas estratégias de branding. Falamos sobre como o consumidor tem pautado suas compras também pela identificação com o engajamento e posicionamento das empresas em questões de relevância para a sociedade e o meio ambiente. E o marketing tem se apoiado no formato de storytelling para oferecer conteúdo mais autêntico e empático.
A tecnologia foi um ponto de convergência, pois tem mudado de forma definitiva a experiência do usuário. Soluções trazidas para novas necessidades surgidas nesse último biênio passaram a ter um papel permanente na vida das pessoas. Alguns exemplos citados foram: pagamentos por aproximação, as possibilidades do PIX e o uso dos drones em delivery. E faltou tempo para tanto assunto sobre esse tema tão interessante!
Confira a seguir pontos interessantes desse que foi o primeiro de muitos outros encontros.
“Raul Seixas já dizia que o melhor é “ser uma metamorfose ambulante”. Assim como a música, o mundo também está em constante mudança! Mas em qual mundo nós vivemos?
Criado no período pós-Guerra Fria, o conceito VUCA surgiu para tentar explicar a nova dinâmica de mundo que estava surgindo. Instabilidade mundial, transformações rápidas, emergência de contextos tecnológicos eram algumas das características desse cenário. A percepção era que o mundo estava Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo – Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous, surge daí o acrônimo VUCA.
Volatilidade ou complexidade passaram a ser lentes embaçadas para enxergar o mundo hoje. O grande divisor de águas foi o início da pandemia de covid-19, em 2020. Criou-se então uma definição de mundo, agora BANI, marcando a passagem de Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo para Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible). Das iniciais em inglês, surge o acrônimo BANI.
Junte isso a diversas gerações, que usam diferentes linguagens, canais e conteúdo. E por mais que o “jovem” pareça um termo ou grupo único, é preciso usar (com sabedoria) uma comunicação específica para cada geração em que eles – os jovens – estão divididos.
Seja qual for o mercado, as tendências e transformações estão diretamente ligadas ao consumidor e ao que ele tem aderido. Seu comportamento é a chave para tomadas de decisões e lançamentos de negócios e produtos, uma vez que são baseadas nas necessidades e origens do que se é consumido.
Nos últimos anos (e especificamente 2020 e 2021), a forma de consumir e o que foi consumido mudaram muito, principalmente pelas condições vindas do maior tempo passado em casa e da crescente aderência ao consumo de produtos em plataformas digitais. Com isso, inovações aconteceram e até mesmo os pequenos detalhes, como usar um site em modo escuro para maior conforto visual, foram pensados.
Com essa introdução, abro espaço para nossos colegas Thiago Savoldi e Valéria Rodrigues para contarem um pouco mais sobre os desafios que encontraremos este ano e que moldarão o comportamento dos consumidores.”
RAFAEL DUARTE (moderador do encontro)
Sócio-fundador e CEO da agência Nova Singular, graduado em Ciências da Computação, pós-graduando em Gestão de Negócios (MBA) e empreendedor com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e marketing. É cofundador da Nova Singular, agência digital especializada em inovação, tecnologia e marketing, que atua em formato 360o (soluções ponta a ponta). Como Diretor Comercial, atua desde a prospecção de clientes até o delineamento das soluções personalizadas para negócios de vários segmentos. Como gestor, lidera uma equipe de 35 colaboradores em projetos que contemplam ou já contemplaram empresas como Vitta, Bild, Grupo Almee, Perplan, Instituto Questão de Ciência, Suporte Rei, Rei Auto Parts e Redbull, além de aplicativos governamentais e integrações entre grandes ferramentas do mercado.
Thiago e Valéria, sejam muito bem-vindos e passo a palavra a vocês!
THIAGO SAVOLDI
Especialista em Inovação e Business Strategy, trabalha com foco no desenho de estratégias de marcas e negócios, levando em conta as mudanças de comportamento e desejo dos consumidores para criação das melhores experiências. Speaker, empreendedor, consultor de negócio e líder de criação e pivotagem de negócios em vários segmentos de mercado, tendo atuado em empresas como Cargill, JBS, Beckman Coulter, Portobello e Grupo Restoque.
VALERIA RODRIGUES
CEO e sócia da Shopper Experience – Pesquisa de Mercado, atua na área de marketing e pesquisa de mercado desde 1997; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP; graduada e pós-graduada em Comunicação Social/Marketing pela ESPM – SP; coautora do estudo Marcas Transformadoras (HSR) – ranking de empresas atuantes nos pilares ESG; professora de disciplinas de Comportamento de Consumo e Métodos de Pesquisa na Pós-graduação de Gestão de Negócios na FAAP; IED – Istituto Europeo di Design – One Year Visual Merchandising; Pós-graduação do Senac.
Perguntas
Thiago Savoldi
– Há alguns (bons) anos, em uma palestra que nós aqui da agência participamos com o time do Facebook, já escutávamos da importância sobre vídeos e seus engajamentos. Isso não só aconteceu, como vimos recentemente a consolidação de uma plataforma que desbancou o Facebook/Instagram, o TikTok. Tempos atrás, escutamos até de alguns clientes que o TikTok não seria uma ferramenta capaz de vender. Como hoje isso é visto por você, não somente em relação ao TikTok, mas o movimento e o formato de publicidade atual das mídias sociais?
– Os consumidores buscam não somente uma arte bacana, mas verdade no que é dito pelas peças criativas. Muitos clientes e parceiros se mostram preocupados, misturando o posicionamento da marca com exposição excessiva. Qual é o equilíbrio a ser aplicado pela empresa e seu marketing para atingir este consumidor tão engajado atualmente?
– É o tão falado metaverso? Como e quando as empresas devem se preparar (preocupar) com este cenário?
– Recado final: não somente para o consumidor, vale deixar aqui uma mensagem para todos aqueles que estão no mercado (já que muitas pessoas presentes no webinar são profissionais interessados no assunto). Qual o recado final você poderia deixar para o profissional em busca de sucesso para os próximos anos baseado no nosso bate-papo?
Valéria Rodrigues
– Acabamos de ser impactados pela notícia de que o iFood é a primeira empresa com permissão (concedida pela ANAC) de entregas via drones. Permissão inédita no mercado e no continente. Este movimento fortalece não somente a operação de entregas de forma prática, como também pode estar associada a práticas ESG. Qual é o papel da inovação no envolvimento das empresas em práticas ESG?
– Como a competitividade sustentável contribui para a consolidação e o sucesso das empresas, na busca de resultados superiores e perenes?
– Por mais de uma vez presenciamos a influência dos consumidores na tomada de decisões das empresas via redes sociais e outros canais (jogador não contratado por ter sido investigado na Justiça, ações de cunho preconceituoso, etc.). Apesar de ser um canal aberto para grandes discussões e polêmicas, como a mídia social pode ser uma aliada aos interesses ESG do consumidor e consequentemente das empresas?
– Recado final: não somente para o consumidor, vale deixar aqui uma mensagem para todos aqueles que estão no mercado (já que muitas pessoas presentes no webinar são profissionais interessados no assunto). Qual o recado final você poderia deixar para o profissional em busca de sucesso para os próximos anos baseado no nosso bate-papo?
Fechamento
Fica aqui uma provocação aos empreendedores e todos os participantes presentes: você está acompanhando os interesses do seu cliente? A chave para ser assertivo é observar o comportamento do seu público-alvo e se atualizar dentro do que eles esperam de você como empresa ou marca. Marketing e inovação são grandes aliados e devem ser sempre usados de maneira a entregar o real valor para o cliente.
Quer saber mais sobre esse assunto?