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Home Marketing Digital

O fenômeno TikTok e seu impacto no marketing digital interativo

Nova Singular por Nova Singular
27 de novembro de 2021
em Marketing Digital
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O TikTok foi criado na China em 2016, permanecendo restrito àquele país por um tempo. Todavia, ao “abrir suas fronteiras”, levou apenas dois anos para se tornar a quarta maior plataforma de rede social do planeta, ficando atrás apenas das redes sociais da marca Meta (Facebook, WhatsApp e Instagram).

Se formos contabilizar seus poucos anos, podemos afirmar que ele foi um verdadeiro fenômeno, com mais de 2 bilhões de downloads no período.

Além disso, observamos que os jovens, por exemplo, cada vez mais deixam de assistir à TV e consequentemente ver jornais. Sendo assim, por onde eles entram em contato com as notícias, novidades? Em plataformas como o TikTok!

Nele, qualquer pessoa em contato com uma notícia será instigada a postar e engajar seu conteúdo, sentindo-se como uma espécie de repórter divulgador de notícias em primeira mão.

Afinal, por que isso aconteceu? Continue com a gente neste artigo para entender um pouco mais.

As oportunidades do TikTok para as empresas

Certamente, o formato de fácil entendimento da plataforma TikTok, sua interatividade e seu alto poder de engajamento adquirido em tão pouco tempo proporcionaram diversos benefícios para o marketing digital, sobretudo com relação à interação entre marcas e consumidores.

Do mesmo modo que o TikTok, no auge da sua popularidade, vem ampliando possibilidades a milhares de pessoas comuns, que veem a oportunidade de ganhos por meio da produção de seus próprios conteúdos, as empresas também estendem seus horizontes ao aderir à plataforma, para gerar seus conteúdos e, assim, estar à frente de seus concorrentes.

Em suma, se você ainda não se convenceu do nível de alcance dessa plataforma para os seus negócios, ou até mesmo do diferencial que ela faz na vida de muitas pessoas, iremos te mostrar algumas de suas principais vantagens.

1 – REQUER PRATICAMENTE ZERO INVESTIMENTO

Acima de tudo, o TikTok é uma plataforma em que o investimento é praticamente nulo! Você pode conseguir o alcance das suas publicações com a mesma eficiência de quem está iniciando agora. Diferentemente do Facebook, por exemplo, que permite bons resultados de engajamento apenas com a condição de investimentos significativos.

2 – É UM APLICATIVO ATUAL

Definitivamente, tudo que é novo atrai olhares. Portanto, por que não se adequar a isso para engajar? O mercado é isso: conteúdos diferentes e novos são os que mais viralizam.

Se você fizer um comparativo, o Instagram vive se atualizando para trazer uma boa experiência aos seus usuários, e acaba por se inspirar no aplicativo do momento, o TikTok. Um exemplo é o advento do REELS como grande concorrente da plataforma chinesa.

3 – CONSEGUE VISIBILIDADE EM OUTRAS REDES SOCIAIS

Adicionalmente ao que abordamos no tópico anterior, o alto poder viral do TikTok tende a promover considerável engajamento em todas as outras redes sociais em que estamos conectados.

4 – TEM UM NICHO DEFINIDO DE PESSOAS

Basicamente, o TikTok possui cerca de 60-65% de seus usuários com idade entre 15 e 25 anos, mas também atinge considerável número de pessoas acima de 30 anos. Ou seja, é uma plataforma com conteúdo para todos os públicos.

5 – É A NOVA CASA DOS INFLUENCIADORES

A profissão de influencer está em constante crescimento há anos. E é justamente por meio de conteúdos como os do TikTok que isso se tornou uma realidade. Plataformas como essa possibilitam que qualquer pessoa, de qualquer classe, possa crescer profissionalmente como influenciador digital, de forma inovadora.

Da mesma forma, as empresas também podem se beneficiar desse poder influenciador, alcançando bons níveis de reputação para suas marcas por meio dos conteúdos produzidos por influencers distribuídos pelo Brasil e o mundo.

Enfim, o alcance desse material é certeiro, em comparação ao baixo investimento requerido na parceria com influencers. Mas também é preciso ser certeiro na escolha dessa parceria, afinal, quem está online certamente irá ouvir aquelas pessoas com conhecimento e propriedade suficientes para falarem sobre suas marcas.

6 – SUA INTERATIVIDADE É QUASE SEM LIMITES

Apesar de ser um aplicativo novo, o TikTok conseguiu ganhar as graças da crítica especializada e foi agora colhe os frutos de ser uma plataforma tanto para leigos quanto para especialistas.

Sua interatividade é baseada na fácil utilização das funcionalidades, a ponto de todo e qualquer usuário conseguir produzir seus conteúdos até mesmo sem a necessidade de investir em um editor profissional, por exemplo.

E você, já é um TikToker?

Deu para perceber o caráter fenomenal do TikTok, não é mesmo? Agora, só usando a plataforma para entender, na prática, seu impacto no marketing digital interativo e usufruir dos benefícios.

Gostou do conteúdo? Envie para os seus amigos e siga a Nova Singular no Instagram, Facebook e, claro, no TikTok também!

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