Com um dispositivo móvel sempre por perto, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet o dia inteiro. E, como era de se esperar, essa mudança de comportamento transformou também a maneira de planejar as ações de marketing.
Para você ter uma ideia, em 2014, o smartphone passou a ser o principal meio de acesso à internet no Brasil. Atentas ao novo cenário, as empresas têm investido em ações mobile para se aproximar dos clientes.
Você não vai ficar de fora, não é? Então, continue a leitura e descubra as 3 tendências de mobile marketing que você não pode ignorar!
O que é mobile marketing?
O mobile marketing é o conjunto de técnicas, ferramentas e estratégias que fazem uso das funcionalidades dos aparelhos móveis para interagir com seus clientes.
Tais dispositivos permitem que os consumidores conversem com as marcas a qualquer hora e de diferentes lugares, resultando em um relacionamento mais próximo.
O que ele traz de mudança?
Já virou piada no marketing digital dizer que um determinado ano será “o ano do mobile”. Afinal, desde que os dispositivos móveis passaram a ser ferramentas de marketing, a quantidade de pessoas que os utilizam só cresce.
Um estudo da empresa alemã Sociomantic sobre o mercado brasileiro traz dados interessantes sobre o tema. Veja só:
- entre 2013 e 2015, a penetração dos smartphones no país cresceu de 53% para 90%;
- em 2015, 67% dos usuários compraram via dispositivos móveis e 93% pesquisaram no celular antes de adquirir um produto ou serviço;
- em 2016, cerca de 80% do tráfego na internet era pelo mobile.
Quais são suas principais tendências?
1. Crescimento de marcas com aplicativos próprios
No ano passado, a Google passou a sugerir aplicativos para download com base na pesquisa feita pelo usuário. Para garantir um bom posicionamento nos resultados do buscador, além do design responsivo, as empresas devem investir na criação dos seus próprios apps.
Como as redes sociais são campeãs no acesso mobile, será preciso pensar em aplicativos interessantes. A dica é oferecer ferramentas que tenham relação com a marca e sejam úteis para o dia a dia das pessoas.
2. Criação de campanhas específicas
O marketing mobile pede a criação de campanhas contextualizadas para a realidade do consumidor. A segmentação do público deve ter como base, por exemplo, suas preferências e dados de geolocalização.
3. Desenvolvimento e aperfeiçoamento de chatbots
Os chatbots são programas de computador que respondem às mensagens dos usuários. Atualmente, eles são considerados o futuro do relacionamento das marcas com seus clientes, já que permitem escalar o atendimento e manter um tom de conversa.
Também é possível integrá-los a sistemas de CRM (em inglês, Customer Relationship Management) e, assim, qualificar ainda mais a sua base de dados. Dessa forma, você saberá quais leads têm um maior potencial de se tornarem consumidores, por exemplo.
Se a sua empresa ainda não investe no mobile marketing, é melhor você se apressar! Em conjunto com outras ferramentas de comunicação (site, hotsite e redes sociais etc.), o mobile pode ajudá-lo muito no relacionamento com seus clientes. Como resultado, você aumentará o alcance da sua marca e conquistará mais vendas.
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