Você realmente sabe o que é Google Adwords e como funciona?

Você realmente sabe o que é Google Adwords e como funciona?

Quando o assunto é aparecer na primeira página do Google, não há dúvidas de que o caminho mais rápido é usar a ferramenta de links patrocinados. Por conta disso, saber o que é Google AdWords e como ele funciona é fundamental para empresas que querem ser vistas por seus clientes.

Embora já seja bastante conhecido na internet de maneira geral, principalmente por aqueles que buscam conhecimentos em marketing digital, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta e como ela pode trazer renda para negócios que atuam no meio digital.

Neste post, abordaremos exatamente esse assunto, revelando o que é Google AdWords, por que utilizá-lo, como fazer um bom planejamento e quais seus principais benefícios para as empresas. Confira a seguir.

O que é Google AdWords?

De forma resumida, Google AdWords é a plataforma de links patrocinados do Google. Ela permite que seu site apareça nas primeiras colocações de buscas realizadas, desde que sejam usadas as palavras-chave que você definir em suas campanhas.

Esses anúncios são exibidos nos resultados de busca, com uma indicação de que são anúncios. São destacados para que o usuário saiba o seu valor. Essa é uma proposta certeira, afinal, nada mais interessante para o usuário do que receber exatamente aquilo que ele está procurando.

Por que utilizá-lo?

Ao ler o item acima, já fica bastante evidente a importância de usar essa ferramenta. Porém, de forma resumida, o Google AdWords é a maneira mais simples, rápida e efetiva de alcançar seus clientes em potencial na hora em que eles mais precisam de você, ou seja, no momento em que estão procurando por seus serviços.

Mais do que isso, usar o Google AdWords vai alavancar de forma natural o reconhecimento da sua marca, fazendo com que ela seja mais relevante para o público. Evidentemente, marcas mais conhecidas tendem a vender com mais facilidade.

Como ele funciona?

A forma de cobrança do Google AdWords é feita por meio de um sistema de CPC (Custo-Por-Clique), ou seja, você só vai pagar à ferramenta pela quantidade de pessoas que efetivamente clicarem em seu anúncio. Ao configurar a campanha, você também define um limite diário, que é o valor que está disposto a investir naquele tráfego.

Sempre que os usuários fizerem pesquisas no Google, o AdWords faz uma espécie de leilão pela palavra-chave digitada. Esse leilão determina os anúncios que serão exibidos e qual será a ordem de exibição deles.

Nesse leilão, são medidos dois fatores: o CPC (custo-por-clique) daquela palavra-chave, ou seja, o valor máximo que você está disposto a pagar para aparecer; e o Índice de Qualidade, que é uma classificação interna do Google que trata da relevância do seu anúncio e do seu site.

Assim, o Google AdWords usa esses dois itens para determinar seu AdRank e o compara com o de seus concorrentes durante o leilão. Aquele que tiver o melhor desempenho aparecerá em primeiro lugar e assim sucessivamente.

Como fazer um bom planejamento para essa ferramenta?

Para planejar bem a sua campanha, o ideal é ter o máximo de conhecimento possível sobre o seu público-alvo e sobre como ele executa as suas buscas na internet. Assim, você poderá fazer escolhas assertivas sobre onde investir o seu capital.

O primeiro passo é a escolha do objetivo da campanha: você quer aumentar as vendas ou apenas reforçar o reconhecimento da sua marca?

O segundo passo é a escolha das palavras-chave. Nesse momento, o recomendado é usar ferramentas que lhe mostrem exatamente como os usuários usam os motores de busca na internet, como o Google Trends, por exemplo.

O passo final é definir, com a maior exatidão possível, qual o caminho que você espera que o usuário execute em seu site. Dessa forma, você poderá direcionar seus anúncios já pensando nisso, o que aumentará a sua chance de ser bem-sucedido em sua estratégia.

Tendo seguido esses passos, você certamente estará pronto para colocar a sua campanha para rodar, com a possibilidade de alcançar ótimos resultados por meio do Google AdWords.

Agora que você já sabe o que é Google AdWords, que tal aproveitar a oportunidade para ler nosso próximo artigo e descobrir como aumentar a visibilidade on-line de sua empresa? Acesse agora mesmo e confira!

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