Um sistema web é bem indicado quando existe a necessidade de arquivar, editar e disponibilizar dados em uma rede corporativa. No entanto, ao desenvolver um sistema para a sua empresa, você precisa ter em mente que não é necessário apenas um software operacional para controlar, por exemplo, o fluxo de caixa ou o estoque, mas sim de uma ferramenta de cunho mais estratégico, que sirva para auxiliar efetivamente no gerenciamento do seu negócio. É aí que entram os sistemas web personalizados, elaborados de acordo com as necessidades específicas da empresa e seu modelo de gestão, com o intuito de facilitar a acessibilidade, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, de nada adianta ter um sistema em que o controle de estoque não está vinculado ao site, para que os clientes saibam se um produto está disponível para entrega imediata ou não. Já no caso de lojas físicas, em que o cliente vai até o local para fazer a compra, essa funcionalidade é desnecessária. O cenário ideal é que, sempre que possível, os sistemas sejam feitos sob medida.
Veja, a seguir, algumas vantagens dos sistemas personalizados.
1. Atender as necessidades da empresa
Conforme dito, as empresas têm necessidades exclusivas, e é por isso, que ao criar um sistema, é preciso fazer um planejamento estratégico, no qual devem ser ouvidos representantes de todos os setores da organização.
Desse modo, os desenvolvedores poderão trabalhar para criar um programa que solucione todas as demandas levantadas no planejamento, de modo que o sistema seja realmente útil e eficaz para a empresa. Isso resultará em um melhor atendimento aos clientes e, consequentemente, fará com que a empresa consiga fechar mais negócios.
2. Otimizar serviços e custos
É mais comum do que se imagina, a aquisição pelas empresas de softwares prontos e, após um tempo de uso, percebem que ele é ineficaz em diversas funções. Com isso, gastam dinheiro para desenvolverem outros sistemas complementares ou então voltam a trabalhar manualmente, o que faz com que atividades que precisam ser realizadas rapidamente demorem muito para serem executadas.
Sendo assim, um sistema personalizado também otimiza os serviços realizados e os custos que a empresa terá com a contratação de mais funcionários para realizar trabalho manual ou desenvolver novos programas.
O ideal é que o sistema seja totalmente customizável e desenvolvido especificamente para sua empresa, com as ferramentas que você precisa para atender às exigências do seu negócio, do seu público-alvo e da região onde sua empresa atua. Ao contrário dos softwares comerciais, é o sistema que se adapta às características da sua empresa e não o contrário.
3. Ter economia de tempo
Os computadores conseguem ser mais ágeis que os seres humanos para tarefas diversas, como na execução de cálculos, por exemplo. Isso faz com que os sistemas sejam úteis para que muitas atividades da empresa sejam feitas automaticamente.
A economia de tempo faz com que os colaboradores dediquem menos tempo para atividades operacionais e possam se dedicar para funções estratégicas, pensando, por exemplo, em novas táticas de venda para aumentar a lucratividade do negócio.
E não é preciso fazer tudo de uma vez. Novos módulos e funcionalidades podem ser implementados à medida que as demandas forem surgindo. Através do painel de controle, o cliente consegue executar as funções com facilidade estando em computador, tablet ou smartphone.
4. Contar com atualizações constantes
Se você utiliza aplicativos no seu celular, já deve ter percebido que de tempos em tempos eles recebem atualizações, não é mesmo? Isso também ocorre com os sistemas empresariais, que podem ter novos recursos, correções de pequenos problemas e falhas etc.
Essas atualizações podem ser programadas sob demanda com o desenvolvedor do sistema, de acordo com os feedbacks que a sua empresa dará sobre o uso do software no dia a dia.
Agora você já entende como os sistemas personalizados podem ser úteis para as empresas em atividades gerais e também para fechar mais negócios. Por isso, convém pensar no investimento nesse tipo de programa na sua empresa.
E se você gostou desse conteúdo e quer receber mais informações interessantes como essas em seu e-mail, não deixe de assinar a nossa newsletter! Prometemos enviar apenas materiais de qualidade para você.