Atrair o máximo de visitantes que se encaixam no perfil do seu cliente ideal é um dos principais objetivos de um blog. Para alcançar os melhores resultados, é preciso usar estratégias digitais que otimizem o seu desempenho, como as técnicas de SEO e inbound marketing. Porém, antes de fazer um planejamento, é fundamental trabalhar a identidade visual do blog.
A padronização visual da marca com o intuito de fortalecer a sua identidade estimula a lembrança do usuário e enriquece a experiência. Logo, o blog e o site institucional devem estar atualizados e alinhados com a ID visual do seu negócio.
Neste artigo, vamos apresentar 4 sinais que indicam a necessidade de renovar a identidade visual do seu blog! Confira!
1. Não tem um design mobile-friendly
Talvez você já entenda que, na internet, é preciso entregar algo realmente valioso e ter estratégias que ofereçam conteúdo relevante para a sua persona ou público-alvo. Mesmo assim, para que os usuários consigam acessar seu blog a partir de smartphones — que são hoje a principal fonte de acesso à internet no Brasil —, é crucial que o design seja responsivo, ou seja, se adapte a qualquer tela.
Além dos benefícios para a sua audiência, existe um algoritmo do Google chamado Mobile-friendly, que otimiza o rankeamento de páginas que estão adaptadas para a visualização via dispositivos móveis. Portanto, cuide da aparência do seu site para mostrar que a sua marca é contemporânea e se mantém atualizada. Com isso, você ainda melhora a sua estratégia de tráfego orgânico.
2. A interface não é intuitiva
Às vezes a empresa consegue muitos visitantes e, mesmo assim, as taxas de permanência ou de conversão não são satisfatórias. Isso pode ocorrer por vários motivos. Um deles, ligado à identidade visual do blog, é a usabilidade. Cores muito vibrantes, botões sem destaque, links sem evidência são alguns exemplos. Trabalhe uma boa experiência do usuário e garanta alguns benefícios, como:
- fortalecimento do posicionamento da marca;
- aumento do engajamento com a audiência;
- destaque à empresa;
- geração de boas experiências e melhor lembrança de marca;
- aumento de conversões.
3. Não inspira credibilidade e profissionalismo
A presença da marca no ambiente virtual inspira um tratamento mais próximo, pessoal e informal. Apesar disso, é importante que o seu público-alvo sinta segurança na sua empresa e nos produtos e serviços que ela oferece. Crie traços de acordo com a marca e desenvolva uma identidade visual do blog que atraia a persona.
Pesquise cases de sucesso e observe os atendimentos online que você recebe. Empresas como a Netflix entendem o comportamento do consumidor e oferecem um tratamento bem descolado. Mesmo assim, a identidade visual do site demonstra a seriedade do serviço, que alia qualidade e credibilidade.
4. A identidade visual do blog não representa a marca
Já citamos esse aspecto nos tópicos anteriores, mas ele é tão importante que precisa de um destaque. Se você desenvolve estratégias vencedoras e conquista um grande público, diferencie-se da concorrência e garanta que a sua audiência saberá com quem está falando. Fortaleça essa conexão entre a sua marca e os usuários.
Viu como a identidade visual do blog influencia no seu posicionamento em buscadores, melhorando o rankeamento do seu site? Ela também transmite segurança para o usuário e fortalece o posicionamento da marca. Se você percebeu que está na hora de atualizar a identidade visual, considere buscar ajuda profissional para potencializar seus resultados.
E aí, gostou deste texto e entendeu a força da identidade visual? Confira também a importância das estratégias digitais no blog da sua empresa e crie campanhas assertivas para atrair prospects e encantar seus clientes!