Alto poder de segmentação do público, possibilidade de mensuração dos resultados e investimento baixo: essas são algumas das características do marketing digital, que explicam o uso cada vez maior das estratégias por empresas e marcas.
Entretanto, não é qualquer ação que dá um retorno positivo. É preciso planejar, implementar e conhecer as ferramentas certas! Em vista disso, muitas agências de marketing digital vêm surgindo, e muita gente não entende direito como funcionam, o que podem fazer e como ajudam as empresas nesse sentido.
Se você é uma dessas pessoas, sugerimos que continue a leitura deste post. A seguir, vamos mostrar os principais serviços que você pode esperar de uma agência de marketing digital. Acompanhe!
Definição de KPIs
O Key Performance Indicator (KPI) é um indicador de desempenho. No marketing digital, ele é utilizado para medir o desempenho de campanhas e estratégias.
Junto a você, a agência identificará as métricas mais importantes que devem ser acompanhadas para fazer análises de acordo com os objetivos traçados e os resultados obtidos.
Dessa forma, as ações tendem a ser mais assertivas, pois há um monitoramento constante, que possibilita enxergar o que tem dado certo e o que precisa ser aprimorado.
Produção de conteúdo
A base do marketing digital é, com certeza, o marketing de conteúdo. Para que uma estratégia dê certo, é preciso que o conteúdo seja relevante, ou seja, interessante e útil para o público.
As agências de marketing digital produzem conteúdos totalmente direcionados para seus clientes e potenciais clientes. Aliás, muitas delas utilizam o recurso de criar personas — uma representação fictícia do seu cliente ideal —, baseadas em dados mais profundos do que simples características, como idade, sexo, localidade etc. Além dessas, são levadas em conta também histórias pessoais, necessidades, objetivos e, até mesmo, o que pode interferir na compra do consumidor.
Com tudo isso, os conteúdos são muito mais ricos e direcionados para quem você deseja alcançar.
Otimização do blog e site (SEO)
Você já deve ter uma ideia dessa tendência, até porque, provavelmente, tem o mesmo comportamento quase sempre: boa parte dos consumidores com acesso à Internet (47%) pesquisa na rede antes de comprar em uma loja física, de acordo com o levantamento realizado pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL.
Isso quer dizer que estar nas primeiras colocações nos mecanismos de busca, como o Google, tornou-se essencial para quem deseja aumentar suas vendas. Para isso, uma das funções de uma agência de marketing digital é otimizar sites e blogs das empresas com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que consiste na melhoria da experiência do usuário, no carregamento das páginas, no uso de palavras-chave etc., para que o site melhore o posicionamento e, consequentemente, tenha mais acessos.
Vale ressaltar que essas são só algumas das funções que uma agência de marketing digital pode fazer para que suas estratégias sejam um sucesso. Contudo, é preciso conhecê-las bem antes de contratar, avaliando aspectos, como experiência da equipe, plano estratégico, atendimento, trabalhos realizados para outras empresas, entre outros.
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