A transformação digital é um conceito atual e importantíssimo para garantir o crescimento contínuo das empresas. Talvez ele possa ser associado a estratégias digitais ou desenvolvimento de recursos como aplicativos, mas vai muito além. Vivenciamos um processo de digitalização de relações (empresa-cliente), ferramentas e processos, e a transformação digital é o nome dado para essa transição completa.
Chegamos na era em que o papel das tecnologias dentro e fora das empresas ultrapassa o setor de TI (tecnologia da informação). Com grande peso, essa implementação passa a ser solicitada pelos altos cargos, visando os 4 benefícios da transição digital: eficiência dos processos; diferencial competitivo; inovação e experiência do usuário.
Confira este post, em que apresentamos alguns aspectos com os quais uma agência pode colaborar na transformação digital do seu negócio. Boa leitura!
Diagnóstico de marketing
Já no primeiro momento, uma agência contribui com suas ferramentas para entender o cenário da empresa que será atendida. Estratégias como o benchmarking (uma espécie de pesquisa de mercado mais aprofundada que usa a concorrência para o crescimento do negócio) ou mesmo a criação da persona, usam recursos como rastreamento on-line e big data para aprender com o cliente.
Estratégias e acompanhamento da presença digital
Outro ganho com a parceria de uma empresa de comunicação e marketing é que os profissionais desse ambiente estão sempre estudando cases de sucesso e conferindo, na prática, o que funciona melhor. Dessa maneira, você conta com as melhores estratégias e formas de acompanhar sua performance on-line.
Pode ser que você tenha visto ações vencedoras, mas será o planejamento adequado que garantirá o sentido e o sucesso delas, conquistando o melhor retorno sobre o valor investido.
Desenvolvimento ou reformulação de sites e sistemas
Talvez você já tenha um site, blog ou uma plataforma completa, então, não precisa mais pensar na transformação digital, correto? Na verdade, não é bem assim. Mesmo que você produza conteúdos de qualidade e consiga um bom ranqueamento nos buscadores como o Google, os visitantes não ficarão satisfeitos se tiverem que aguardar muitos segundos para o carregamento das suas páginas, por exemplo.
Para entrar na era da transformação digital, uma agência sabe que o seu site não precisa apenas ter uma boa interface e usabilidade, ele deve ser responsivo e atender a outros requisitos do mobile marketing. Além de responder a essa demanda cada vez maior dos acessos à Internet por smartphones e outras telas, esse requisito otimiza o SEO do site.
Perspectiva da automação como caminho para a transformação digital
Contar com uma agência digital pode virar uma relação de aprendizado e hacks (dicas e atalhos) para a transformação digital do seu negócio. Tente aplicar os princípios percebidos na sua própria estrutura, como a automação de tarefas repetitivas e a humanização nas relações. Adote métricas tangíveis para acompanhar seus resultados e ter uma tomada de decisão mais segura.
Com este artigo, você descobriu como as agências de marketing podem ser grandes aliadas para a transformação digital do seu negócio. Afinal, muitos requisitos para a atuação, como o entendimento da persona, a adaptação de estratégias para plataformas digitais e a automação de marketing, conferem uma nova mentalidade para os processos da sua empresa. Conte com esse diferencial competitivo fechando parcerias poderosas!
Talvez a sua empresa já esteja preparada para essa nova fase, aproveitando o melhor momento, mas você ainda pode ter alguma dúvida ou querer se aprofundar mais no assunto. Entre em contato com a gente e nos conte um pouco mais sobre como você está planejando a transformação digital da sua marca!