Uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial para impulsionar os resultados de um negócio. Com ela você trabalha os diversos estágios do funil de vendas, encontrando pessoas com o perfil do seu cliente ideal e educando seus leads ao longo do ciclo de vendas até o fechamento da compra.
Por ser uma estratégia orgânica — aquela que você não precisa pagar toda vez que seus objetivos são alcançados — que tem um excelente desempenho, o marketing de conteúdo tem conquistado muitos resultados para diversos tipos e tamanhos de negócio. Quer descobrir os maiores erros e como evitá-los? Então confira este artigo!
Não planejar a estratégia de marketing de conteúdo
Imagine que você deseja fazer uma campanha para gerar novos leads. Isso significa que os conteúdos precisam ser mais abrangentes e ter a finalidade de atrair pessoas que, às vezes, nem identificaram que precisam das suas soluções. Para aproveitar ao máximo as suas ações, é importante ter um planejamento da estratégia.
Assim, você deixa claro o direcionamento da produção para todos os envolvidos e otimiza os resultados de acordo com os objetivos. Além disso, é possível acompanhar o cronograma de ações e programar as melhores formas de promover os seus conteúdos.
Apresentar conteúdos desalinhados com a persona
Pense em qualquer assunto. Independentemente do que você tenha imaginado, possivelmente encontrará as soluções na internet. Por isso, os materiais desenvolvidos para uma estratégia de marketing de conteúdo precisam ser atrativos, e uma das principais formas de conseguir isso é entendendo bem quem é a persona (público-alvo) do seu negócio.
Dessa forma, você consegue desenvolver uma personalidade da marca otimizando a segmentação da sua audiência. Essas informações ainda ajudam a adaptar a linguagem e escolher de forma acertada os temas que serão trabalhados. Uma empresa de calçados esportivos pode lançar uma série de artigos sobre escalada, por exemplo, que não será interessante para uma loja de sapatos sociais.
Propor mais vantagens do que realmente será entregue
Você já viu aquelas chamadas realmente atrativas, que de tão surpreendentes até parecem ser uma mentira? Geralmente são mesmo, inclusive, o termo fake news ficou famoso por causa disso. É preciso ter atenção para não espalhar essas falsas notícias. Entretanto, existem materiais que são até interessantes, mas se tornam uma armadilha para o negócio ao tentar oferecê-lo como se entregasse mais valor do que de fato acontece.
Se este texto tivesse como título “Conheça dicas fantásticas para implementar sua estratégia de marketing de conteúdo!”, ele apresentaria uma proposta até fácil de se cumprir, mas seria uma grande decepção para o leitor perceber que as informações não atendem o objetivo apontado. Para produzir conteúdos com bons resultados, invista em títulos e chamadas surpreendentes e lembre-se de cumprir o que promete.
Não considerar as estatísticas do marketing de conteúdo
O marketing digital oferece a possibilidade de mensurar praticamente todos os processos e isso é muito importante para melhorar seus resultados. Acontece que as estratégias de tráfego pago, como os anúncios nas redes sociais, costumam ser mais analisados do que ações de tráfego orgânico como o marketing de conteúdo. Acompanhar suas campanhas ajuda a otimizar as produções, estratégias e melhorar o desempenho.
Produzir materiais que realmente agreguem valor para o seu público é um recurso muito eficaz para conseguir bons resultados. Lembre-se de verificar se sua estratégia de marketing de conteúdo está alinhada aos objetivos. Para facilitar o processo de criação, é importante desenvolver um calendário editorial, prevendo os temas que serão abordados, as datas de publicação e como será a divulgação.
Caso você ainda esteja com alguma dúvida ou queira entender melhor sobre as melhores soluções para criar campanhas de conteúdo de sucesso, entre em contato com a gente!
Amamos conversar sobre esse assunto e ficaremos felizes em ajudar você.