O marketing digital abriu a porta para diversas outras estratégias, formas de produzir e divulgar conteúdos relevantes do Google, e o marketing de conteúdo chegou para aperfeiçoar ainda mais essas táticas.
Muito mais do que só comprar, as pessoas estão interessadas em criar um relacionamento e se identificar com a marca de algum produto ou serviço que pretende adquirir.
Portanto, como empreendedor e produtor de conteúdo, é seu dever fornecer aos seus clientes e leads ideias relevantes que realmente farão a diferença em suas vidas, e não somente divulgarão a sua marca.
Por isso, este artigo irá te explicar o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo de forma eficaz para criar visibilidade e autoridade para o seu negócio, atraindo clientes fiéis e admiradores da sua marca.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estreia dentro do marketing digital com o objetivo de divulgar não só o seu negócio, mas o que você tem de valor para fornecer aos seus seguidores e clientes.
Se você trabalhasse em uma fábrica de plástico injetado, poderia produzir um conteúdo ensinando que moldes de plástico existem e como adquiri-los, por exemplo.
Lembrando que esses conteúdos são fornecidos de forma gratuita por intermédio dos meios digitais. Dessa forma, você consegue alcançar os objetivos que almeja.
Como fazer marketing de conteúdo?
Muitas pessoas acham que a produção de marketing de conteúdo é um “bicho de sete cabeças”, mas ela é muito mais simples do que se pensa, e as dicas a seguir irão te mostrar isso:
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Blogs
Muitas pessoas acham que a era dos blogs chegou ao fim com o surgimento das redes sociais.
Realmente, o número de pessoas que continuam acompanhando blogs diminuiu bastante, mas a relevância que ele possui não sumiu do dia para a noite.
Se você está interessado em saber sobre um tratamento para queda de cabelo masculino, qual o primeiro lugar que você pesquisa? Provavelmente, o Google, e nesses casos você acessa blogs que irão te ajudar com esse problema.
Por isso, investir em artigos para blogs e abrir um para a sua marca pode ser a chave para o começo da sua produção de conteúdo na internet utilizando o marketing de conteúdo.
Você pode produzir artigos sobre temas relacionados ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você possui uma empresa de dedetização, pode escrever um artigo explicando como é feita a dedetização de escorpião.
Inclusive, os blogs te permitem criar parcerias com outros sites que também produzem artigos com temas parecidos com o seu, é o que chamamos de guest post.
O guest post é uma estratégia de SEO que significa uma troca de conteúdos entre o seu blog e um semelhante ao seu.
Se você é o dono de um posto para coleta de lixo eletrônico, por exemplo, em seu blog pode ser feito um artigo explicando como funciona uma reciclagem de componentes eletrônicos, incluindo links que levem o público desse parceiro a conhecer o seu trabalho.
A era dos blogs ainda não morreu completamente, e eles são fortes aliados de quem pretende começar a usar o marketing de conteúdo como estratégia de divulgação e criar relevância para alguns buscadores.
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Redes Sociais
É quase impossível conhecer uma pessoa que fique um dia inteiro sem olhar as redes sociais para ver o que está acontecendo no mundo e até mesmo para pesquisar novas marcas, produtos ou serviços.
Sem contar que elas permitem que você produza um conteúdo bem mais despojado e interativo, por meio de imagens e vídeos.
Com as redes sociais você também pode produzir textos para publicação. Caso você seja o dono de uma empresa de limpeza, por exemplo, pode criar um post com imagens do antes e depois dos locais sujos, e assim atrair ainda mais o olhar do consumidor.
Sendo assim, também existe a oportunidade de produzir vídeos curtos e longos, com conteúdos mais densos ou mais leves, atraindo um público mais sério e também pessoas mais despojadas.
Algumas dessas redes são:
- Linkedin;
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- YouTube.
Você pode gravar um vídeo explicando como funciona um escritório compartilhado, caso esse seja o seu serviço, ou também produzir um vídeo mais curto dando dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, por exemplo.
As redes sociais trouxeram uma versatilidade muito grande e permite que todos os profissionais a usem para divulgar o seu trabalho e conhecer novos clientes.
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YouTube
O YouTube se tornou uma das três plataformas digitais mais acessadas nos últimos anos, trata-se de um espaço onde os conteúdos são apenas em vídeos, o que chama ainda mais a atenção dos usuários.
Pesquisas mostram que mais de 50% dos internautas preferem consumir conteúdos em formato de vídeo, por ser mais prático e interativo.
As pessoas utilizam o YouTube para pesquisar sobre qualquer coisa ou para tirar qualquer dúvida, vemos pessoas pesquisando por “quero vender meu apartamento urgente” até a receita de um bolo de chocolate.
São milhões de usuários ativos diariamente à procura de diversos tipos de vídeos para assistir indo para o trabalho, limpando a casa ou fazendo qualquer outra coisa.
Por isso, abrir um canal no YouTube também pode ser uma grande chance de divulgar ainda mais a sua marca e negócio por intermédio do marketing de conteúdo.
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Instagram
O Instagram se tornou uma grande plataforma não só para entreter seus internautas, mas, principalmente, para divulgar marcas e servir como espaço para pessoas começarem a criar um negócio do zero.
Ele vem sendo uma das melhores plataformas para criar autoridade e mostrar a relevância do seu negócio, sem contar que também possui diversos tipos de ferramentas para aumentar a interação da sua marca com os seus seguidores.
A plataforma tem disponíveis diversos formatos de conteúdos, seja por meio de imagens e textos ou por intermédio de vídeos longos e curtos, mais sérios ou engraçados.
São milhares de usuários ativos diariamente, seja para divulgar, procurar um curso de liderança ou apenas para se entreter e se desligar um pouco do mundo real.
Criar um perfil da sua marca no Instagram trará ainda mais visibilidade para o seu negócio e aumentará o número de pessoas que podem conhecer você e o que oferece.
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Tráfego pago
O tráfego pago nada mais é do que o valor pago a determinada plataforma para que ela divulgue para ainda mais pessoas o seu conteúdo.
As redes sociais e plataformas que mencionamos nos tópicos anteriores possuem essa opção e até mesmo o Google Ads também pode entrar nesse tópico para divulgar o artigo do seu blog para muitas outras pessoas.
Por meio dos anúncios pagos, as plataformas escolhidas compartilham o seu conteúdo com pessoas que possam se interessar pelo que você tem a oferecer e, possivelmente, se tornar um fiel cliente.
Essa opção é muito usada por quem já possui um valor separado para investir em anúncios pagos e deseja que o seu conteúdo chegue para o maior número de pessoas possível.
Mesmo com um pequeno valor você consegue divulgar seus textos, vídeos e conteúdos por meio dessas plataformas e mesmo assim obter resultados surpreendentes.
Benefícios do marketing de conteúdo
Muitas pessoas não investem no marketing de conteúdo pensando que não é uma estratégia boa e que não apresenta bons resultados.
Para te provar que esse pensamento está errado, separamos apenas alguns dos diversos benefícios de aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio:
- Mais conteúdo para o seu site;
- Melhores taxas de conversão de leads;
- Mais conteúdo para divulgação;
- Melhor ranqueamento nos mecanismos de busca;
- Maior tráfego;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Mais envolvimento com a marca;
- Diminuição de custos.
Investir no marketing de conteúdo permite que você abra seus horizontes e conheça diversos segmentos dentro do seu negócio, com o intuito de ajudar seus clientes e de inovar a sua marca.
Considerações finais
Esperamos que todos os pontos apontados neste artigo possam ter sido válidos e importantes para você.
Que todo esse material abra os seus olhos e transforme a sua visão em relação ao marketing de conteúdo.
Trabalhar com o meio digital não é fácil, mas também não é uma missão impossível, assim como em qualquer negócio e marca, exige esforço, entrega, conhecimento e amor.
Dessa forma, você cria um negócio de sucesso com pessoas verdadeiras para te acompanharem nesta jornada.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.