É comum que uma empresa destine uma quantia pequena para ações de marketing quando há um budget restrito. No entanto, por mais que essa questão seja um obstáculo, é possível superá-la tendo um bom planejamento de ações estratégicas e de custos. O orçamento de marketing pode ser muito bem aproveitado quando se investe nas ferramentas certas.
Existem inúmeras plataformas disponíveis na Internet que podem auxiliar nessa missão. A maioria delas vai ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e vencer a concorrência. Quer saber como colocar isso em prática? Continue acompanhando o texto e aprenda a lidar com um orçamento restrito sem medo de errar. Boa leitura!
Tenha presença online
Investir e desenvolver uma presença online vai levar sua marca a ser referência no mercado em determinado assunto. Isso possibilita que você tenha um contato mais eficaz e consistente com os demais formuladores de opinião, o que influencia diretamente o público-alvo do negócio. A relevância dessa estratégia também se relaciona a autoridade da marca, que vai atrair consumidores.
O primeiro passo para melhorar o relacionamento digital é ter páginas nas redes sociais. Além de contar com esses meios, é fundamental que eles sejam abastecidos com frequência, incentivando a interação e criando a empatia dos clientes. É importante estar presente não só nas mídias mais comuns como Facebook e Instagram, mas também no LinkedIn, Pinterest, Twiter etc.
Desenvolva um bom site
Ter um site próprio da empresa é a presença virtual mínima para um negócio. Você pode possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de ótima qualidade, mas do que adianta tudo isso se o seu público não encontra o que você faz?
A forma mais simples de ser encontrado nos dias de hoje é contar com um endereço na web. Se um usuário pesquisar sobre o seu negócio, é essencial que você conte com um portal organizado, pois ele será um dos primeiros a figurar na lista de resultados. Caso a procura seja em relação ao problema que o cliente enfrenta, é primordial que você tenha um bom blog e bons conteúdos para que a marca esteja à frente da concorrência.
Utilize sistemas web personalizados
Atualmente, há uma forte tendência à customização do serviço empresarial, a fim de atender a necessidades pontuais do mercado. Nesse contexto, encontram-se os chamados sistemas web personalizados.
Tratam-se de sistemas desenvolvidos com base nas demandas específicas de quem os utilizará, ou seja, sob medida para determinada pessoa, empresa ou negócio. Neste formato, os sistemas customizados podem ser desenvolvidos de uma vez ou à medida que as necessidades forem surgindo.
Faça atualizações constantes
Ao ”abrir a porta” para o seu público por meio das mídias sociais, não se esqueça de manter a casa em ordem. Então, atualize os conteúdos periodicamente para que seus clientes sempre encontrem novidades ao acessarem o blog, site, rede social etc.
Como você pode perceber, é possível trabalhar com um orçamento de marketing restrito, fazendo um bom planejamento e investindo corretamente. Então, analise suas finanças, converse com a equipe e desenvolva ideias que se encaixem em nossas sugestões. Não se esqueça de deixar tudo com a cara do seu negócio, assim a marca ficará reforçada na cabeça dos clientes.
Se você ficou interessado e quer fazer o melhor investimento em marketing de acordo com o seu orçamento, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!