Nutrição de leads é a terminologia do marketing digital que pode ser descrita como a construção e a manutenção de relacionamento com pessoas interessadas no seu produto e/ou serviço, mesmo não estando no momento exato para efetuar uma compra.
Seu propósito é simples: aumentar a credibilidade do negócio e torná-lo uma autoridade diante da visão crítica do seu mercado consumidor. Antes de adquirir determinadas mercadorias, físicas ou digitais, é natural que os compradores passem uma parte do seu tempo apenas pesquisando.
Nessa etapa de pesquisa, a nutrição de leads é essencial. Dito isso, apresentaremos a seguir os principais pontos em relação a ela. Continue a leitura e confira!
Como funciona essa estratégia?
Começaremos pelo seu funcionamento, que consiste no envio, de modo automatizado, de uma sequência de e-mails cujos conteúdos devem ser associados ao objeto (produto ou serviço) que o indivíduo demonstrou interesse alguns dias atrás, por exemplo.
As informações enviadas precisam respeitar cada um dos estágios da jornada de compra. São eles (em ordem):
- aprendizado;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão da compra.
Dessa maneira, os vendedores não perderão seu tempo abordando os contatos que ainda não estão preparados para uma aquisição. O envolvimento da equipe comercial só será realmente necessário a partir do momento em que os leads (potencial consumidor) estiverem prontos para comprar: as etapas de preparação ficam a cargo das equipes de marketing.
Qual a importância da nutrição de leads para a empresa?
Sob uma visão geral, a nutrição de leads é importante para a empresa porque quando realizada de forma correta, auxilia os times de vendas não somente a fechar melhores negócio, mas também:
- a construir relacionamentos diretos e verdadeiros com os futuros clientes;
- a fortalecer sua marca e sua visão de liderança dentro de seu mercado;
- a economizar os esforços da equipe de marketing e dos vendedores;
- a reduzir o ciclo de compras (tempo para fazer uma aquisição desde o contato inicial) dos seus leads;
- a proporcionar uma melhor experiência de consumo.
O processo de nutrição de leads pode demorar um pouco até apresentar resultados, porém, é certo que se for bem-feito, justificará a possível demora e os investimentos realizados.
Como implementá-la?
No que diz respeito à implementação dessa estratégia, há muito a se fazer. Tudo deve começar com um bom planejamento, no qual deverá conter:
- quais são os objetivos pretendidos;
- quem é a persona (personagem fictício que representa o público-alvo);
- quais ofertas e conteúdos serão enviados em cada estágio da jornada de compras;
- o intervalo entre as mensagens (e-mail 1, e-mail 2, e-mail 3 e assim por diante);
- quais ferramentas serão utilizadas.
Sobretudo, dê uma atenção especial às ferramentas, especialmente ao software de e-mail marketing e ao CRM, sistema para o gerenciamento de clientes, pois é por meio delas que a nutrição de leads será executada.
Por fim, não poderíamos deixar de falar da importância de contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto. Optar por fazer tudo sozinho não é uma boa escolha, por mais que se tente pensar assim. Apesar dos custos de contratação, no médio e longo prazo eles serão totalmente válidos em virtude dos melhores resultados.
Por essa razão, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para ajudá-lo a tirar todas as suas dúvidas!