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Nutrição de leads: entenda o que é e qual a sua importância

Nova Singular por Nova Singular
15 de fevereiro de 2019
em Sem Categoria
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Nutrição de leads é a terminologia do marketing digital que pode ser descrita como a construção e a manutenção de relacionamento com pessoas interessadas no seu produto e/ou serviço, mesmo não estando no momento exato para efetuar uma compra.

Seu propósito é simples: aumentar a credibilidade do negócio e torná-lo uma autoridade diante da visão crítica do seu mercado consumidor. Antes de adquirir determinadas mercadorias, físicas ou digitais, é natural que os compradores passem uma parte do seu tempo apenas pesquisando.

Nessa etapa de pesquisa, a nutrição de leads é essencial. Dito isso, apresentaremos a seguir os principais pontos em relação a ela. Continue a leitura e confira!

Como funciona essa estratégia?

Começaremos pelo seu funcionamento, que consiste no envio, de modo automatizado, de uma sequência de e-mails cujos conteúdos devem ser associados ao objeto (produto ou serviço) que o indivíduo demonstrou interesse alguns dias atrás, por exemplo.

As informações enviadas precisam respeitar cada um dos estágios da jornada de compra. São eles (em ordem):

  1. aprendizado;
  2. reconhecimento do problema;
  3. consideração da solução;
  4. decisão da compra.

Dessa maneira, os vendedores não perderão seu tempo abordando os contatos que ainda não estão preparados para uma aquisição. O envolvimento da equipe comercial só será realmente necessário a partir do momento em que os leads (potencial consumidor) estiverem prontos para comprar: as etapas de preparação ficam a cargo das equipes de marketing.

Qual a importância da nutrição de leads para a empresa?

Sob uma visão geral, a nutrição de leads é importante para a empresa porque quando realizada de forma correta, auxilia os times de vendas não somente a fechar melhores negócio, mas também:

  • a construir relacionamentos diretos e verdadeiros com os futuros clientes;
  • a fortalecer sua marca e sua visão de liderança dentro de seu mercado;
  • a economizar os esforços da equipe de marketing e dos vendedores;
  • a reduzir o ciclo de compras (tempo para fazer uma aquisição desde o contato inicial) dos seus leads;
  • a proporcionar uma melhor experiência de consumo.  ​

​O processo de nutrição de leads pode demorar um pouco até apresentar resultados, porém, é certo que se for bem-feito, justificará a possível demora e os investimentos realizados.

Como implementá-la?

No que diz respeito à implementação dessa estratégia, há muito a se fazer. Tudo deve começar com um bom planejamento, no qual deverá conter:

  • quais são os objetivos pretendidos;
  • quem é a persona (personagem fictício que representa o público-alvo);
  • quais ofertas e conteúdos serão enviados em cada estágio da jornada de compras;
  • o intervalo entre as mensagens (e-mail 1, e-mail 2, e-mail 3 e assim por diante);
  • quais ferramentas serão utilizadas.

Sobretudo, dê uma atenção especial às ferramentas, especialmente ao software de e-mail marketing e ao CRM, sistema para o gerenciamento de clientes, pois é por meio delas que a nutrição de leads será executada.

Por fim, não poderíamos deixar de falar da importância de contar com a ajuda de uma agência especializada no assunto. Optar por fazer tudo sozinho não é uma boa escolha, por mais que se tente pensar assim. Apesar dos custos de contratação, no médio e longo prazo eles serão totalmente válidos em virtude dos melhores resultados.

Por essa razão, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos prontos para ajudá-lo a tirar todas as suas dúvidas!

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